"NADA DO QUE VIVEMOS TEM SENTIDO, SE NÃO TOCARMOS O CORAÇÃO DAS PESSOAS." Cora Coralina

Neste blog você encontrará muitos trabalhos meus, mas também trabalhos garimpados na net. Caso você encontre um trabalho seu, por favor avise-me e colocarei os devidos créditos ou retirarei do blog se preferir!

Ahhhh... e se gostar do meu cantinho, não esqueça de me SEGUIR!!!!

Certamente seremos grandes amigas (os)!!!

Seguidores

terça-feira, 2 de julho de 2013

Manual de ponto russo! Aprenda tudo!

Olá, minhas princesas!!!

É com grande alegria que recebo os comentário carinhosos de vocês todos os dias! Obrigada!!!!

Recebo muitos elogios referentes aos meus trabalhos, isso é a melhor coisa do mundoooo!!!!

Bom... mas, ultimamente, vi vários comentários cheios de dúvidas sobre uma de minhas especialidades: o ponto russo.

E já que vocês são tão fofas comigo...
É claro que eu farei o possível para ajudar!

O post hoje é dedicado a todas as meninas que gostariam de aprender esse bordado, desde os primeiros passos.

*****

A primeira coisa que você deve fazer é escolher o fio que você acha que mais se adaptaria ao seu objetivo.

Por exemplo:

Esta foto é de um trabalho que fiz. Eu costumo trabalhar com as linhas Cléa e Camila. Ambas tem uma espessura bem parecida e, às vezes, uma marca tem cores diferentes da outra. Neste caso, o lilás clarinho é Camila, já o restante é Cléa. Então, podemos concluir que não há problema nenhum em misturar marcas, desde que a espessura seja bem próxima. Sei de amigas que usam inclusive as linhas brilhantes e dá super certo.


Gosto muito de trabalhar com essa espessura de linha, pois o trabalho fica mais cheinho, mais encorpado e é bem rápido! Os pontos devem ser executados próximos uns dos outros, mas não precisa ser muuuuito. rsrsrs

Outro motivo é que, se você quiser fazer um barradinho, poderá fazê-lo exatamente da mesma cor, com a mesma linha.

Fica ótimo para fazer em toalhas, panos de prato, aplicar em fraldas e até mesmo em roupas e quadros.

*****

Esta foto abaixo é de um trabalho da artesã Luzia Ap. Mendes de Castro.
Seu trabalho está muito bem executado, lindo, lindo! 
Reparem que já ficou com uma textura diferente, pois ela utilizou uma linha mais fina, estilo Puxe&Use.


Este tipo de linha é ideal para trabalhos menores e delicados.
Ótimo para fraldas, panos de boca, toalhas... Exige um pouco mais de amor e dedicação, porque o trabalho é mais demorado e os pontos devem ser feitos beeeem juntinhos.

*****

Este terceiro trabalho foi encontrado no site CulturaMix. Está lindíssimo o tapete!
Este trabalho foi realizado com lã.

A lã é ótima para fazermos tapetes e quadros. É um trabalho muito rápido, pois os pontos podem ser feitos distantes uns dos outros. E fica muito bonito!

*****

ATENÇÃO!

A partir do momento que você definiu qual é o fio que irá usar, deve prestar atenção na escolha da agulha!

Muitas meninas reclamam que os pontos ficam desparelhos, uns mais altos que os outros e que se obrigam a cortar alguns pontos depois de prontos.

Amadas, não se desesperem!!!!

Isso sempre acontecia comigo também!

Um dos grandes motivos para isso acontecer é a espessura da agulha.

1 - Se sua agulha for muito pequena para o fio, ele não irá deslizar com tanta facilidade e será puxado de volta. As vezes a linha até passa quando você puxa, mas isso não significa muita coisa. Tente pegar uma agulha um pouquinho maior.
2 - Se a agulha for muito grande para o fio, o buraquinho no tecido ficará muito grande e o fio não se prenderá à trama. Tente uma agulha menor!

Por exemplo:

Este é o jogo de agulhas da Telanipo. Quando comecei a trabalhar com o ponto russo, usava a agulha rosa, pois trabalhava com as linhas Cléa e Camila. Muito bem... tudo muito bom.

Mas, um dia, a Dona Déia esqueceu de colocar a tampinha (jamais esqueçam de colocar a tampinha!!!!), e acidentalmente a agulha caiu no chão. Acreditem, quando as agulhas caem, elas sempre caem de ponta! Affe! Já era a minha agulha.

Então fui até o armarinho comprar uma nova, mas não havia da rosa, somente da amarela.
Fiz um teste e a linha passou. Ótimo, levei pra casa.
Depois disso, parecia que eu nunca tinha pego uma agulha na mão! Meus bordados saíam horríveis!

Conclusão: A agulha era muito pequena para a minha linha.

Agulha Ponto Russo Luxo (kit Com 5) - Telanipo Original - R$ 72,90 ...

Meu objetivo não é fazer propaganda alguma. Não estou recebendo por isso, mas acho que devo expor o que já aprendi com minha experiência com sinceridade.

Essas agulhas que mostrei são ótimas, não são caras e tem uma durabilidade muito boa, desde que você coloque a tampinha! rsrsrsr
São práticas e leves, mas um pouco desconfortáveis se você precisa fazer trabalhos grandes ou se você vai se dedicar a criar muuuitas peças.

Bem... Como não estava dando certo com a agulha amarela, voltei para o armarinho para ver se já havia chegado outras.
Então, a atendente me mostrou este kit:

Kit Agulha Mágica Círculo - Bazar Horizonte

O valor dele, na época, era quase 4 vezes maior do que a outra agulha. Mas, analisando os custos/benefícios, resolvi comprar.
E posso dizer que me apaixonei!

Ela é anatômica, não machuca a mão. Realmente bastante confortável para quem faz trabalhos grandes.
Além disso, vem com três tamanhos de agulha, perfeitos para as três espessuras de fios que mostrei anteriormente. As pontas são removíveis, você as troca conforme a necessidade e ainda pode comprá-las separadamente, caso algum acidente aconteça. rsrs Para evitar, você recolhe a ponta para dentro, toda vez que for guardá-la.

Outra vantagem dessa agulha é a regulagem da altura dos pontos. Você consegue fazer volumes diferenciados nas peças, como fiz nesse trabalho.
A foto não está muito boa, foi tirada com o celular, mas pode-se notar que, onde os pelos da linda Pink eram mais compridos, eu fiz os pontos mais volumosos.

 

Então, como disse, não estou fazendo propaganda, mas acho que vale a pena investir um pouco em materiais quando se resolve ganhar um dinheirinho com o artesanato.

Se você for fazer poucas peças, para uso pessoal ou apenas para presentear de vez em quando, as primeiras serão ótimas. Mas se fizer do bordado uma profissão, melhor procurar uma agulha mais confortável.

Não falarei de outras marcas, pois nunca utilizei outras.

*****

Seu bordado pode ficar desparelho também por outro motivo: o tecido!

O tecido deve ter uma trama bem fechadinha.

Durante esses anos de experiência, posso dizer a vocês: não tem melhor tecido para bordar do que o oxford! Eu sei que ele não é tão baratinho, mas é como disse, precisamos investir em materiais de qualidade se quisermos um trabalho bonito. Para bordar com lã pode ser outro tipo de tecido, como saco de algodão, sem problemas, mas com linhas finas, recomendo o oxford.

Algumas toalhas já vem com uma barra para pintar ou bordar, mas digo para vocês: não compensa!
Primeiro porque o avesso vai ficar aparente e desprotegido, se a dona da peça for meio desastrada, irá puxar e desmanchar alguns pontos. Além disso, na hora de colocar o bastidor, ele abraçará tanto a faixa como o restante da toalha e essa diferença na textura do tecido fará com que ele não fique preso de forma uniforme.
Portanto acredite em minha dica: borde tudo no oxford e depois costure sobre a toalha, pano de prato, fralda ou o que quiser.

Outra coisa importantíssima com relação ao tecido é que ele deve ficar meeeega esticado no bastidor!
Quanto mais esticado, mais bonito ficará seu trabalho.

Recomendo este tipo de bastidor, que vem com uma "borboletinha" para apertar:
Você vai esticando o tecido e apertando, até ficar perfeito.


Outra dica importante que dou pra vocês é passar fita crepe em volta do bastidor.
Por quê?
Porque nem sempre ele é lisinho e bem retinho.
Se tiver algum tipo de ferpa, pode estragar o seu tecido. Além disso, muitas vezes ele não é bem retinho e o tecido pode não ficar bem firme naquele local.
Então passe uma camada de fita em todo o bastidor, depois coloque o tecido e prenda. Verifique se não tem algum cantinho onde o tecido não fique bem preso, se tiver, marque o lugar e passe mais uma camada de fita naquele local... até ficar perfeito. Meus bastidores são todos encapados dessa forma, vejam na foto! (Tá até sujinho de tanto que uso! rsrsrs)

*****

Ótimo!
Já falamos das linhas, agulhas, tecido e bastidor.

Agora vamos aos detalhes!

Observo que muitas meninas reclama que os contornos, ou olhos, não ficam bem definidos. Já vi muitos trabalhos assim (inclusive em revistas!).

Vejam este que fiz:

Dicas importantes para um bom ponto russo! | Ponto russo, Bordado ...

Sabem por quê?

Simples!

Todas as vezes, você deve fazer 2 vezes o contorno e devem ser feitos beeem juntinhos e não ralos.

Com relação à nitidez do traço do contorno...O que acontece é que, quando bordamos, normalmente alguns pontos acabam se misturando com os anteriores. As cores se misturam mesmo, é de praxe.
Mas é importantíssimo que você, no final do trabalho, já sem o bastidor, pegue a própria agulha e, com jeitinho, arrume esses pontos no lugarzinho correto. Desembaralhe esses pontos!
Vejam na minha Minnie, as cores estão cada qual no seu devido lugar!

*****

E AGORA VAMOS PARA A PRÁTICA?

*****

Como passar o risco para o tecido?

Tenha à mão todo o material necessário para passar seu risco para o tecido:

- tecido de oxford
- carbono
- lápis
- toalha, ou o material onde você irá fixar o bordado
- bastidor
- risco


*****

Coloque o carbono sobre o tecido.


*****

Depois coloque o papel com o risco sobre o carbono. 
ATENÇÃO:
Devemos colocar o papel de trás pra frente. Como se fosse no avesso. Observe bem a foto.


*****

Coloque o bastidor sobre todo esse material para ver se há espaço suficiente de tecido para prendê-lo.
No início, eu não fazia isso e acabava riscando muito próximo às bordas do tecido e não conseguia prender depois o bastidor.


*****

Depois de medido, retire o bastidor e passe o risco para o tecido com o auxílio do lápis.
Ficará assim:


É assim que deve ser: de trás pra frente!

*****

Vamos colocar o bastidor?

Divida o bastidor em duas partes.


*****

Coloque a parte interna por baixo do tecido.


*****

Depois encaixe a parte superior.


*****

Agora, vá esticando o tecido e apertando a "borboletinha".
O tecido deve ficar muuuuuito bem esticado.


*****

Como passar a linha na agulha?

Geralmente as agulhas já vem com um passador e facilita bastante a colocação dos fios.


*****

Observe que a agulha tem um orifício na parte superior. É nele que você colocará a linha, saindo pela parte da frente.


Dessa forma:


*****

Na ponta da agulha também há um pequeno buraquinho. Com cuidado, passe a pontinha da linha dentro dele.


Ficará assim: 


*****

AGORA É SÓ BORDAR!

Segure a agulha semelhante à forma em que você segura um lápis.
Tente deixá-la bem retinha.

A linha deve ficar totalmente solta!!!!! Isso é importantíssimo!!!!

O trabalho todo será feito pelo avesso, por isso que escrevemos o nome ao contrário.

*****

Introduza a agulha sobre o risco até o final...


... assim:


*****

Depois puxe de volta para cima. Tomando cuidado para não levantar muito a agulha. Ela deve caminhar bem próxima ao tecido.
Arraste um pouquinho para frente e faça outro ponto.


*****

Aqui está o segundo ponto. E assim você fará pelo trabalho todo, seguindo o contorno do risco.


*****

Vejam que eu não levanto a agulha. Ela deve sempre ficar bem rente ao tecido.
Outra coisa importantíssima é tomar cuidado para a abertura da agulha ficar sempre voltada para frente.
Repare bem na foto abaixo.
Conforme a necessidade, você vai virando o bastidor. Não é a agulha que girará em sua mão e sim o bastidor. Mas com poucos minutos de treino, vocês já pegam o jeito.


*****

Aqui eu terminei a primeira volta do contorno. Eu sempre indico para se fazer duas vezes o contorno, pois assim ele fica mais definido e muito mais bonito. É só repetir a carreira fazendo os pontos beeem pertinho dos anteriores. Existem bordadeiras que fazem essa segunda carreira em cima da primeira, o resultado também fica bom, mas eu particularmente não consigo.


*****

Agora já terminei as duas voltas do contorno. Basta segurar um pouco com o dedo onde terminou o bordado e puxar a agulha pra fora. Agora é só cortar.


*****

Virando o trabalho para o lado de baixo, que na verdade é o lado direito, veremos este resultado:


E assim o avesso:


*****

Eu prefiro fazer todos os contornos primeiro e depois preencher.

O preenchimento é bem simples. 
Inicie por onde achar mais fácil. Geralmente eu começo por uma ponta. No caso do "o" inicio em qualquer lugar mesmo, rsrsrs.
Os pontos do preenchimento não precisam ser tão próximos como os do contorno.
Faça um pouco e vire a peça para ver o resultado, enquanto você não tiver prática. Dessa forma, você verá se está ficando muito ralinho ou se está bom.

Caso esteja muito ralinho, você pode desmanchar e fazer novamente.
Para desmanchar, basta puxar a linha de volta. O bordado se desfaz facilmente.


*****

Aqui já está pronto, pode retirar o bastidor.

As vezes acontece de enroscarmos a agulha em um ponto que já estava feito, como na foto.
Não se desespere.
Pegue uma boa tesoura e corte bem rente.


*****

Apare todos os pontos que ficaram desparelhos.


Agora está prontinho!!!!!

Aplique onde quiser!!!!

*****

Uffa!

Quanta coisa!!!

Bom, minhas lindas...
Eu espero ter ajudado.

Digam lá o que acharam do meu post, se lhes foi útil ou não.

É só um pouquinho da experiência que adquiri depois de alguns anos e erros também.

Beijos no coração!!!

E tenham uma semana abençoada e de muito ponto russo!!!!!

112 comentários:

  1. Oi Deia adorei seu post e olha que li tudinho kkkkk ja que agora voltei a bordar esta tecnica é sempre bom ver algo sobre não é mesmo....
    Então eu uso a amarela mas por enquanto esta de bom tamanho pq utilizo meadas e aqueles rolinhos que alinha é mais fina , mas pretendo comprar outra aquela que vem com 4 bicos , eu so faço uma carreira de contorno acho que vou começar a fazer duas kkkkk ,mas ao final eu passo termolina leitosa pq ja faço no proprio pano ou seja o avesso fica visivel ainda não tive problemas com isso tenho peças ha mais de 10 anos e estão ótimas , mas aprendi algumas dicas obrigada por compartilhar , vc ja viu os meus ? caso ainda não te convido para ir la dar sua opinião eu tenho mente aberta kkkkkk criticas construtivas são muito bem vindas , bjinhos
    http://pontinhosdatati.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Tati! Seus trabalhos são lindos!!!

      Eu faço muita peça para bebê, então por isso acho q a termolina arranha um pouquinho, por isso prefiro costurar. Mas cada artesã tem sua técnica, não é mesmo? :)

      Que bom que você gostou do post!

      Bjs

      Excluir
  2. Uauuu dindaa!!! Que legal amada,iteressantíssimo mesmo
    eu adorei tudinho,pra mim que pretendo ainda iniciar
    essa tecnica,sua aula foi inteiramente,bem explicada
    Eu entendi tudinho,as dicas,o passo a passo.Se eu
    tivesse aqui já com o material,começaria agora mesmo
    agora fiquei mais anciosa ainda,eu tmb tenho a mente
    aberta,quando eu começar,por favor,as criticas nos
    ajuda muito.

    Lindona muito obrigada por compartilhar conosco um
    pouca da sua criatividade,vc é uma pessoa muito
    abençaoda e Deus te honra,te dando vários talentos
    Que vc nunca se afaste de Deus e ele te completará
    ainda mais amiga,adoro te chamar de amiga
    e agradeço muito a Deus pela sua vida.
    Vc é uma mulher virtuosa...bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, minha afilhada linda!
      Também adoro te chamar de amiga! E que tudo o que você disse seja repetido por Deus em seu favor também!

      Que bom que você gostou! Logo, logo encherá sua terrinha de bordados lindos, tenho certeza!!!!

      bjsss

      Excluir
  3. Vim retribuir sua visita e amei seu espaço, muitos trabalhos lindos e muitas ideias legais, seguindo você com muito prazer!! Bom domingo!!
    Geisa http://geisaartes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Deia,

    Em primeiro agradeço a visita ao blog e ao carinhoso comentário.

    Estou apaixonada, na verdade sempre fui, pelo ponto russo e com estas explicações vou tentar novamente. Minhas tentativas anteriores foram desastrosas! Obrigado por compartilha!
    Vou continuar por aqui passeando nos trabalhos lindos! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha ,Lu!!!
    Estou doida para ver suas artes!

    ResponderExcluir
  6. Oi Deia, adorei seus trabalhos e o post com as dicas, bastante úteis para principiantes como eu. Eu já fiz uns poucos trabalhos com a agulha mágica e gostei bastante. Estou querendo fazer alguns com o ponto russo, mas ainda tenho dúvidas sobre o tecido. Faço trabalhos de patchwork e quero bordar alguns detalhes em ponto russo, mas no tecido 100% algodão. É possível? bjs e obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha querida! Que bom receber você aqui, seja muito bem vinda!

      Eu não vejo problemas no uso do algodão, desde que ele tenha a trama bem fechadinha e esteja bem esticado no bastidor.

      Nunca tentei, mas creio que dê certo sim.
      Se tentar, não esqueça de me contar o resultado, ok?
      Bjsss

      Excluir
    2. Mais não desmancha os pontos ao lava,vi em alguns q precisa passa resina

      Excluir
  7. Olaa Deia! !
    Gostei mt do seus post, acho mt lindo esse ponto, nunca fiz mais to pesquisando bastante pq quero começar a fazer. Ainda vou comprar as coisas e gostei bastante das dicas que vc deu sobre tecidos linhas e agulhas. Fiquei até anciosa pra começar e ver se consigo bordar.
    Parabéns pelo seu blog, esta maravilhoso.
    Boa sorte. !
    Beijos; Bom final de semana ;)

    ResponderExcluir
  8. Adorei tudinho, não vejo a hora de fazer meu primeiro trabalho por enquanto aprendendo sobre o assunto, obrigada pelas dicas valiosas!

    ResponderExcluir
  9. lindo seu trabalho sou apaixonada por bordado russo e babei olhando os seus paraaaaabens

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas!! Obrigada por compartilhar suas ideias conosco. deus te abençoe e continue te regendo neste dom lindo que ele te deu!!

    ResponderExcluir
  11. Olá esse foi o melhor blog que já vi, eu comecei a bordar ponto cruz e me interessei pelo ponto russo e seu blog foi o melhor muito bem explicado adorei mesmo mas queria uma dica você acha que esse kit é bom? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-551914577-agulha-magica-com-bastidor-n-20-_JM pois como não entendo muito bem gostaria de uma opnião obrigada adicionada aos favoritos kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamy! Fiquei mega feliz com todo esse carinho!!! Obrigada!!!

      Bom, esse kit que você mostrou é específico pra fazer tapete, trabalhar com lã. Não sei exatamente para que fim você quer: tapete, toalhas, babitas...

      Essa agulha é um pouco complicada de usar pq ela machuca a mão. Eu não recomendo muito não. Prefiro essas da telanipo (aquelas coloridas que parecem canetinhas), são mais leves e anatomicas e custam por volta de 10 reais também. Não são caras e tem uma qualidade bem superior. Se quiser mais informações, basta me pedir. bjsssss

      Excluir
    2. Eu queria pra fazer toalhas, pano de prato essas coisinhas rsrsrsrs obrigada pelo toque essa semana mesmo vou começar aí super ansiosa rsrsrsrsrs

      Excluir
    3. Deia eu comprei a agulha rosa da telanipo e a linha da clea mas quando bordo a linha volta

      Excluir
    4. Oi. Acredito que você esteja usando um tecido que não tem a trama bem fechadinha. Ou então, ele não está bem esticado no bastidor. Qual é o tecido que está usando?

      Excluir
  12. Deia boa tarde... apesar de ser homem tbm gosto muito de trabalhos artesanais e o ponto russo me fascinou nesses últimos dias. Fiz dois trabalhos em retalhos pra ver como ficavam, encontrei um problema: ambos quando retirei do bastidor depois de prontos ficaram altos no meio do desenho parecendo ter uma bolinha por baixo do tecido. Sabe me dizer onde foi que errei? Será que por acaso os pontos ficaram muto juntinhos no preenchimento do desenho? Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pedro. É uma imensa alegria receber você aqui! Conheço muitos homens que bordam maravilhosamente bem. Parabéns pela iniciativa!!!

      Sim, isso que você descreveu se deve por ter feito os pontos muito juntos. Na próxima vez, procure deixá-los um pouquinho mais espaçados. O que, além de tudo, lhe economizará linha. hehehehe

      Depois me diz se ficou melhor, ok?

      Um abraço!

      Excluir
  13. Olá Déia meu nome é Débora amei seu blog sou iniciante em ponto russo vou usar suas dicas. Faço tolhas de bebe e passo termolina leitosa no avesso o q vc acha, pois não sabia do tecido. Agora vai ficar melhor.Gostaria de pegar uns gráficos infantis fáceis. Vc tem. Desde já te agradeço por tudo parabéns pelos trabalho.Tenho uma filha Bianca amei a toalhinha.Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Débora! Obrigada pelo carinho e pela visita!!!

      Prefiro o tecido pois acho que a termolina fica um pouco áspera para criança.

      Tenho vários riscos sim, me passe seu e-mail pra eu enviar pra você hehe

      bjsssss

      Excluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns seu Blog é MARAVILHOSO nunca vi dicas tão valiosas.... já aprendi um monte de novidades só de ler os seus posts....

    Continue assim. Deus te abençoe
    Att: Juliana

    ResponderExcluir
  16. Oi Déia é a Juliana novamente kkk, como vc faz para colar o tecido na toalha? Eu amei sua idéia de Oxford... e como estou começando quanto mais dicas eu conseguir mais bonitos ficarão meus bordados.

    Att: Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju! Obrigada pelo carinho. Na verdade e não colo, eu costuro o tecido bordado em cima da toalha.
      Bj

      Excluir
  17. Olá Déia, essa agulha fininha q vc usa tem um nome específico?
    Só encontro a agulha mágica que é muito grossa para o tecido q eu quero.
    Obrigada e aguardo notícias! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Katia. É bem normal você ter dificuldade em achar essas agulhas. Tem muita gente que também não acha. Mas você pode comprar pela internet tranquilamente. Vou te mandar dois links e você pode comprar exatamente as que citei no post. Bjsss

      http://www.bazarhorizonte.com.br/agulha-para-ponto-russo-3-pontas-sew-mate/20247/56/10692

      http://www.bazarhorizonte.com.br/agulha-para-ponto-russo-plastica/aprusso/56/5662/&cm1=8&cm2=31&cm3=401&m=B&-bordado-cm1-8&-agulhas-cm2-31&-ponto-russo-cm3-401

      Excluir
  18. Ola boa tarde!
    Meu nome e Charlene
    Estou amando fazer ponto russo, mas estou com uma duvida. Quando faço o trabalho no ponto baixo eu corto ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha querida. Infelizmente não consegui entender exatamente tua pergunta. Cortar o quê?

      Excluir
  19. Ola Deia! Eu aprende a corta o e cesso da linha dos desenhos do lado direito do trabalho, para da um aspecto aveludado. Mas faço isso no alto e médio. Tenho que fazer no ponto baixo também?

    Obrigada.

    Charlene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha linda. Na verdade, o ponto russo é muito individual. Não há regras! Você pode tanto cortar, como deixar inteiro. Tudo depende do teu gosto e do aspecto que você espera. Eu, por exemplo, nunca corto... mas isso é porque "eu" prefiro assim. Meu conselho é você testar. Pegue um tecidinho, faça alguns pontos baixos e corte, se você gostar, então siga cortando. Nada é regra. :) Bjs e bons trabalhos.

      Excluir
  20. Olá adorei suas dicas, mas queria saber o preço médio desse kit sew mate, nos site que entro estão esgotados, onde posso encontrar? e qual a linha melhor para se usar com ele? Se puder me ajudar agradeço!

    ResponderExcluir
  21. Olá adorei suas dicas, mas queria saber o preço médio desse kit sew mate, nos site que entro estão esgotados, onde posso encontrar? e qual a linha melhor para se usar com ele? Se puder me ajudar agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sandy. Obrigada pelo carinho!

      Pois é, está realmente aparecendo tudo esgotado em todos os sites, mas pelo que me lembro é em torno de 35 a 40 reais, dependendo do site. Espere mais uns dias e tente novamente, talvez renovem os estoques.

      Você pode usar, puxe e use ou então anchor ou maxi mouliné na agulha mais fina; pode usar cléa ou camila na média; e lã ou barbante na grossa.

      Bjs e boa sorte em encontrá-la, é realmente muito boa!

      Excluir
  22. Oi Deia!
    Seu post me ajudou muito!
    Não tenho experiência e quero muito aprender o ponto russo, comprei linha, bastidor, agulha, mas ainda não consegui fazer direito.
    Vou tentar novamente seguindo as suas dicas.
    Depois volto e conto se consegui!

    Obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
  23. Olá, adorei o blog e as dicas de ponto russo, entretanto ainda tenho uma dúvida:
    Estou bordando em Oxford e gostaria de aplicar em toalhinhas para bebê e outros tecidos, você disse que é só costurar, poderia explicar mais detalhadamente? Como você recorta o ponto russo (rente aos pontos ou deixa alguma borda); você costura pela borda ou por cima dos pontos. Por favor, aguardo sua resposta, não encontrei em lugar nenhum. Bjss

    ResponderExcluir
  24. Olá, adorei o blog e as dicas de ponto russo, entretanto ainda tenho uma dúvida:
    Estou bordando em Oxford e gostaria de aplicar em toalhinhas para bebê e outros tecidos, você disse que é só costurar, poderia explicar mais detalhadamente? Como você recorta o ponto russo (rente aos pontos ou deixa alguma borda); você costura pela borda ou por cima dos pontos. Por favor, aguardo sua resposta, não encontrei em lugar nenhum. Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda! Obrigada pelo carinho!!
      Quanto à sua pergunta, é o seguinte: eu recorto um retângulo do oxford e costuro sobre a toalha, ocupando toda a largura dela.Depois faço o acabamento com passa-fitas ou passamanarias. Dê uma olhada nesse post, tem algumas fotos que acho que vão te ajudar: http://deiaklier.blogspot.com.br/2012/03/toalha-bordada-para-ganhadora-do.html

      Bjs. Qualquer dúvida pode perguntar.

      Excluir
  25. Muito obrigada, teus trabalhos são lindos. Parabéns. Bjss

    ResponderExcluir
  26. achei muito inportante to aprendendo fazer ponto russo espero um dia fazer perfeito selma.kubiaki@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. ola boa tarde , minha querida, eu faço e depois costo todos os pontos por cima, e vi qeu vc não corta a não ser aquele s qeu estão desemparelhados, afinal corta ou não corta o ponto russo por cima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniel. Obrigada pela visita e pelo carinho. Sua dúvida é muito interessante. Na verdade não há uma regra quanto a cortar ou não. Tudo depende do efeito que você quiser dar ao seu trabalho. Cortando fica mais aveludado e sem cortar fica com aspecto mais atoalhado. Mas ambos são bonitos. Vai do seu gosto e criatividade :D

      Excluir
  29. ola boa tarde , minha querida, eu faço e depois costo todos os pontos por cima, e vi qeu vc não corta a não ser aquele s qeu estão desemparelhados, afinal corta ou não corta o ponto russo por cima

    ResponderExcluir
  30. Vi o seu blog e amei as dicas e os seus trabalhos são lindos,estou triste pois ja comprei varias agulhas,li e vi varios videos e não consigo bordar,apesar de parecer facil,os pontos soltam logo no primeiro, estou ficando meio frustrada,que pena.Deus abençoe voce e sua arte,não tenho blog,meu nome é Heloisa,um beijo.

    ResponderExcluir
  31. Gostaria de saber a marca desta sua agulha?

    ResponderExcluir
  32. Gostaria de saber a marca desta sua agulha?

    ResponderExcluir
  33. Olá deia amei seus trabalhos Gostaria de saber se vc passa termolina para fixar os pontos antes de costurar em outro tecido.há qual número da agulha usada para executar o trabalho que vc mostrou .bjs
    A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida! Não passo nenhum produto antes de costurar, isto apenas seria necessário se eu fosse fazer o bordado direto na peça, pois nesse caso o avesso ficaria exposto e poderia desfiar se alguém acidentalmente puxasse. Eu uso a agulha nº 16 para bordar com Cléa e Camila. Bjs

      Excluir
  34. Olá, Déia!!! Estou começando a fazer ponto russo. Gostaria d dicas de como cortá-lo e como colá-lo em outros tecidos. Obrigada <3

    ResponderExcluir
  35. Olá, Déia!!! Estou começando a fazer ponto russo. Gostaria d dicas de como cortá-lo e como colá-lo em outros tecidos. Obrigada <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Simone! Esse processo é um pouco trabalhoso, por isso eu prefiro cortar um quadrado e costurar sobre a toalha, por exemplo, e arrematar com rendinhas. Pode olhar algumas toalhas que tenho. Porém, se vc realmente quiser colar, eu faço assim: 1 - passe cola pano da Acrilex no avesso do trabalho com a ajuda de um pincel largo. Passe em todo o avesso e tbm 1 cm do tecido em volta, pra não desfiar. Deixe secar, pode demorar umas 4 horas ou mais dependendo da temperatura e da umidade. 2 - depois de seca a cola, vc recorta as letras deixando quase 1cm de borda. 3 - com as letras todas recortadas, é preciso fazer piques nessa bordinha. A cada 0,5cm, vc faz um pique. 4 - com o ferro de passar roupa bem quente e sem vapor, vire a bordinha para dentro e passe com a pontinha do ferro. Isso arrematará as pontas e não terá perigo de desmanchar. 5 - Utilize a cola pano da Glitter para colar onde quiser.

      Espero ter ajudado. Bj

      Excluir
  36. Olá, Deia! Parabéns pelo post. Ótima explicação.

    ResponderExcluir
  37. Olá Deia!
    Este ponto dá para ser usado em camiseta ou tecidos finos?
    O resultado fica bom?

    ResponderExcluir
  38. Olá Déia!
    Estava procurando um tutorial sobre o ponto russo e a agulha mágica.
    Parabéns adorei o seu trabalho.
    Gosto de bordar roupas. Este ponto pode ser feito em camisetas ou tecidos finos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cleide! Obrigada pelo carinho. Infelizmente não vou saber responder exatamente sua pergunta, pois nunca tentei bordar outros tecidos. Mas creio que se for um tecido bem fechadinho e usar linha e agulha bem fina, vai dar certo sim.

      Excluir
  39. Ola Deia tudo bem? bordar o ponto russo é muito gostoso,mas eu queria saber como bordar partes pequenas como olhos , cílios rosto, o que se borda primeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sonia! Eu sempre bordo os detalhes primeiro. Por exemplo os olhos... Eu bordo o contorno do olho e cílios, depois eu preencho. A boca também. Sempre primeiro o contorno. Caso não haja contorno, sigo a mesma regra, sempre detalhes primeiro, depois preenche. Bj

      Excluir
  40. Oiii Deia tudo bem?? faço os bordados direto nas toalhas, usar somente termolina no avesso ajuda a fixar o bordado??? bjoos

    ResponderExcluir
  41. Lindo trabalho, parabéns. O que fazer com essas pintinhas de linha que ficaram sobrando no avesso do bordado?
    E como finalizar o bordado, e só cortar e já está pronto? Não vai desmanchar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho! Então... se você for costurar o bordado sobre uma toalha, por exemplo, você pode deixar as pontas com dois ou três centímetros, sem problema nenhum, também não precisa passar nenhum tipo de produto para fixar. Porém, se você fizer o bordado direto na toalha ou camiseta, deverá deixar as pontas para frente e cortá-las na mesma altura que ficarão os pontos. Nesse caso, é bom passar termolina leitosa no avesso para não desmanchar.
      Bj

      Excluir
  42. OlÁ,
    APRENDI A FAZER BORDADO RUSSO COM OUTRO TIPO DE AGULHA NO FINAL A PROFESSORA ENSINOU A CORTAR TODOS OS PONTOS PELO DIREITO E IR DEBASTANDO O DESENHO.
    QUAL O MODO CORRETO?
    OBRIGADA,
    JACILMA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jacilma!
      Eu acredito que você deve ter aprendido usando lã e a agulha que eu conheço como agulha mágica, ela é mais rústica. Acertei?
      Bom, na verdade essa é uma variação da mesma técnica. Não existe certo ou errado, é apenas outro jeito de se fazer. :)
      Mas, se for fazer com linha fina, é perigoso desbastar, pois pode soltar.

      bj

      Excluir
  43. OlÁ,
    APRENDI A FAZER BORDADO RUSSO COM OUTRO TIPO DE AGULHA NO FINAL A PROFESSORA ENSINOU A CORTAR TODOS OS PONTOS PELO DIREITO E IR DEBASTANDO O DESENHO.
    QUAL O MODO CORRETO?
    OBRIGADA,
    JACILMA

    ResponderExcluir
  44. Olá, adorei seu post. Estou querendo aprender ponto russo, fui comprar a agulha mas aqui na minha cidade só vende a número 15 da círculo, você sabe se é boa? E qual linha eu uso para bordar com essa agulha?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho :)
      É muito boa sim. Você pode utilizar as linhas Clea e Camila. Bons bordados!!!!

      Excluir
  45. Parabéns!!!!!!! Comecei a fazer ponto russo para não tomar um mooonte de medicamentos p o estresse!!! foi como uma terapia... Dei um tempo, pois não conseguia muitos gráficos... Aprendi ponto cruz e estou me aventurando no crochê.
    Seus posts são ótimos! Parabéns pela iniciativa!!!!!!

    Tem como enviar alguns riscos? sou péssima c desenhos... kkkkkkkkk

    Super beijo! Deus te abençoe e guie sempre!!!!
    Dani

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde!

    Amei sua explicação,porém no Rio de Janeiro não estou conseguindo achar esta agulha. Poderias me informar se tens onde reside e me informar o endereço e telefone.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina! Obrigada pelo carinho!
      Tem pra comprar no mercado livre.

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-752642809-agulha-ponto-russo-pn-001pk-com-3-pontas-e-2-passadores-_JM

      Dá uma olhadinha.
      Beijos.

      Excluir
  47. Nossa, passo a passo simplesmente perfeito! Muito caprichosa e competente! Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  48. Oi, muito esclarecedor o seu passo a passo, parabéns, como estou começando o ponto russo agora, gostaria de saber se consigo obter o mesmo resultado com a agulha mágica, pois na minha cidade não encontro essa agulha própria para ponto russo. Agradeço sua atenção e parabéns pelos trabalhos.

    ResponderExcluir
  49. Tenho a agulha mágica nº 0,1,2 qual é a mais apropriada para trabalhos similares aos seus.Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha querida. Infelizmente eu não vou saber responder muito bem, pois nunca vi uma agulha mágica pessoalmente, portanto não tenho noção da numeração delas. Mas, o que sei lhe dizer é que sim, o resultado fica muito parecido com a agulha que utilizo, pois o mecanismo é o mesmo, a minha apenas é um pouco mais confortável de segurar, acredito eu. Estou acostumada a utilizar a linha Cléa ou Camila para bordar, o que você poderia fazer é testar. Passe a linha pela sua agulha e veja se fica muito solta ou muito firme... faça uns pontinhos de teste em um retalho de tecido... Desculpe por não poder ajudar mais.
      Bjjjj

      Excluir
    2. Oi,você ajudou muito, obrigada, vou fazer o teste da linha e começar a trabalhar. Espero um dia fazer trabalhos parecidos com os seus.Bjj

      Excluir
  50. Amei seus trabalhos e principalmente as explicações. Me diz uma coisa você dá aulas particulares? ou conhece alguém que dá? Eu sou de São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pelo carinho! Infelizmente não dou aulas, meu tempo é tão corrido e sou do Paraná. Eu acho que não há necessidades de ter aulas, pois se você treinar, seguindo as instruções que passei, você certamente conseguirá. Já várias meninas conseguiram! Beijos.

      Excluir
  51. Olá Andréia. Gostaria de saber como calcular a quantidade de lã para fazer um tapete de 2,70 x 2,70. Vc pode me ajudar? E se algodão cru é um bom tecido e se lã tbm é adequada.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!!
      Algodão cru e lã sim, são ótimos para tapete. Porém, é muito difícil calcular a quantidade de lã, pois o comprimento da agulha varia bastante, assim como a densidade do ponto. Algumas pessoas fazem os pontos bem mais juntos, outras fazem mais separados, não tem como calcular, infelizmente.

      Beijo!

      Excluir
  52. É possível usar talagarça fina e barbante para fazer um tapete? Ou talagarça não é própria para esse tipo de trabalho? Tenho a agulha metálica de ponto russo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Nunca tentei usar a talagarça, mas acho que não é uma boa opção. Para fazer tapete é melhor usar bolsa de algodão cru.

      Bj

      Excluir
    2. Ola adoro suas dicas sao muito claras ..mas nao faz muito tempo que comecei no ponto russo gostaria de saber o que seria melhor passar num tapete com la num tecido de algodao termolina ou a resina antiderrapante.desde ja obrigada

      Excluir
  53. Deu para tirar todas as minhas dúvidas.Muito bem explicado.

    ResponderExcluir
  54. Olá.quero começar a bordar e não sei qual agulha usar. O que me indica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Se você é iniciante, pode comprar aquelas agulhas coloridinhas, que parecem com uma canetinha. Elas são muito funcionais e bem baratinhas. Depois, se você pegar gosto e tiver bastante encomendas, pode investir em uma agulha mais cara. Mas de início estas estão ótimas.

      Excluir
  55. Gostaria de entender sobre bordar no Oxford e depois aplicar no trabalho! Você corta o trabalho e simplesmente aplica com costura ou passa a termolina e depois aplica???

    ResponderExcluir
  56. Oii uma pergunta: quero fazer um risco em toalha de banho, utilizando a agulha mágica.. porém vi que tem que bordar do lado avesso .. o lado da frente da toalha devo cortar a linha para acertar o desenho (da forma).. mais eu cortando eu não estrago meu trabalho?? qual o procedimento correto. Parabéns pelo seu trabalho.. Bjus

    ResponderExcluir
  57. Oiii! Ótima explicação, porém faltou falar do acabamento com termolina.

    Bjs

    ResponderExcluir
  58. Olá! Gostei muito das dicas, gostaria que você me ajudasse no seguinte fiz um bordado e a figura não ficou nítida, sabe me dizer onde errei? Gratidão!

    ResponderExcluir
  59. oiee..tenho uma duvida:após terminar de bordar no oxford como eu aplico nas toalhinhas?costurando?como eu costuro na toalhinha?e é passado termolina mesma coisa no verso do trabalho ou se aplica sem termolina???

    ResponderExcluir
  60. Amei o seu blog estou lendo e aprendendo... parabéns que sua criatividade continue a fazer a difereença nas vidas bjos.

    ResponderExcluir
  61. Oi Déia, amei suas dicas, preciso de uma ajuda sua; estou bordando uma toalha de banho com a trama para pintura e com a agulha igual essa sua com regulagem, mas a toalha está rasgando, os pontos não param na toalha e por isso rasga porque insisto, a linha é da Clea , tem como vc me ajudar???

    ResponderExcluir
  62. Boa tarde Deia tudo bem! Me chamo janusa e estou em uma dúvida, comprei uma agulha n 12, porém as linhas que comprei são da Cléa 125 Tex, fui fazer o bordado e ficou muito alto os pontos, nesse caso que tipo de linha eu uso para essa agulha, como estou começando eu tirei idéia na loja e me orientaram que era linha dava, mas eu achei os pontos muito alto e meio distante. O que você me orienta a fazer. Obrigada 🙏🏼

    ResponderExcluir
  63. OLA.COM ESTA MESMA AGULHA QUE PARECE UMA CANETA VI BORDADOS EM PONTO CHEIO E O AVESSO FICA PONTILHADO COMO BORDADO A MAO
    SABE ME EXPLICAR?

    ResponderExcluir
  64. VI TAMBEM NO PINTEREST
    PARECE UM PONTO MATIZADO
    FICA PERFEITO
    GOSTARIA DE SABER SE E POSSIVEL FAZER ESSE BORDADO COM ESSA AGULHA E NAO O BORDADO RELEVO

    ResponderExcluir
  65. Amei suas explicações, sempre fui curiosa neste método, porém nunca encontrei explicações tão detalhadas, parabéns.

    ResponderExcluir
  66. Oii, eu comprei essa caneta, mas quando vou fazer os pontos sempre escapa não tô conseguindo como faço para não escapar? ... E qual o pano melhor para fazer?

    ResponderExcluir
  67. Olá boa tde, eu gostaria de saber se vc faz pra vender ou dá aula? é que eu gostaria muuuito de comprar um tapete de dinossauro em ponto russo pro meu neto, parabéns seus trabalhos são lindos! Aguardo sua resposta, obdo!

    ResponderExcluir
  68. Oi. Comprei uma agulha igual a essa e estou querendo aprender o ponto russo. Mas não sei trocar de agulha na caneta.nela veio da.loja com a mais grossa na caneta e outra média e outra mais fina mas não veio com o auxílio de como muda-las. Adorei seu post mas não vi como mudar de agulha na caneta. Vc poderia de ensinar?

    ResponderExcluir
  69. Comprei essa agulha e não conseguiu fazer nada. O passa fio não ia até o final. E então forçamos, e passou. ( nao sei se rompeu alguma coisa dentro), tentei bordar o desmancha tudo. Podes me dar uma luz?

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com sua visita!!! E amo quando você comenta!!!

Responderei assim que puder!!

Bjs da Déia!!!