"NADA DO QUE VIVEMOS TEM SENTIDO, SE NÃO TOCARMOS O CORAÇÃO DAS PESSOAS." Cora Coralina

Neste blog você encontrará muitos trabalhos meus, mas também trabalhos garimpados na net. Caso você encontre um trabalho seu, por favor avise-me e colocarei os devidos créditos ou retirarei do blog se preferir!

Ahhhh... e se gostar do meu cantinho, não esqueça de me SEGUIR!!!!

Certamente seremos grandes amigas (os)!!!

Seguidores

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Mini curso de leitura de gráficos de crochê!

Olá, gatíssimas!

Hoje trago para vocês mais um mini curso.

Algumas meninas me disseram que não conseguem ler gráficos de crochê, então resolvi dar algumas explicações. Espero que sejam úteis!!!
E me perdoem a má qualidade das fotos.

Para começo de conversa, é preciso dizer que existem dois modelos de gráficos: os lineares e os circulares.

Os lineares são sempre executados em idas e voltas. Você deve observar onde fica a setinha que indica o início do trabalho. Ou seja, normalmente a primeira carreira será lida da esquerda para a direita e a próxima será da direita para a esquerda e assim por diante.

Os gráficos circulares serão lidos sempre no sentido anti-horário. Todas as carreiras vão ser lidas nesse mesmo sentido.

Observe que neste exemplo temos o início de um gráfico linear e um circular.

Essa setinha toda preenchida representa o início do trabalho. Geralmente encontramos outra setinha, porém, sem preenchimento, que indica o final do trabalho.
As elipses (essas bolinhas) indicam as correntes (c). Quantas correntinhas você terá que fazer. Ambas as imagens tem 5 correntes.

O ponto inicial, ou nó, eu faço da seguinte maneira...

Posiciono a agulha como mostra a foto acima...

Dou uma volta completa no sentido anti-horário...

Seguro essa voltinha com a unha...

E passo o fio por dentro.
Já está pronto nosso início, depois é só seguir fazendo as correntinhas conforme pede o gráfico!

*****

Ponto Alto (pa)

O ponto alto é executado da seguinte forma...

Laço a linha...

Insiro a agulha no ponto base da frente...

Puxo a linha para frente...

Aí, arremato 2 alças e depois mais 2.


*****
Dois pontos altos no mesmo lugar

Esse tipo de ponto geralmente é usado em aumentos. Você executará dois pontos altos dentro da mesma base. As vezes pode pedir mais de 2, basta contar o número de figuras que aparecem.

Fica assim.

*****
Dois pontos altos fechados juntos


Neste exemplo, estou mostrando dois pontos fechados juntos, mas com bases diferentes. Pode aparecer também em maior número, basta contar quantas "perninhas" tem no desenho. Geralmente se usa para diminuições ou também para fazer pétalas ou folhas.

Execute a metade de um ponto alto...

Antes de arrematar, lace a linha, insira no ponto base à frente e execute outro ponto alto pela metade...

Ficará assim, com 3 alças... 

Arremate as 3 de uma só vez.

*****

Ponto alto pego por trás


Esse ponto geralmente é utilizado para a criação de relevos.

Lace o fio...

Agora, não insira a agulha no ponto base e sim, por entre os pontos, como mostra a foto...

Puxe o fio para frente...

E termine o ponto alto normalmente.

*****

Ponto pipoca


São pontos que também dão a impressão de relevo. São pontos altos feitos no mesmo ponto base e ainda fechados juntos.

Aqui vemos um ponto pipoca com 3 pontos. Execute 3 pontos altos pela metade, no mesmo lugar, e depois arremate todos de uma só vez.


Aqui vemos o ponto pipoca com 5 pontos altos.

*****
Ponto alto duplo

Há inúmeras variações dos pontos altos. Existem os duplos, como nesse desenho, triplos, quádruplos...
Basta contar quantos risquinhos aparecem cortando nosso ponto, cada risquinho corresponde a uma laçada no fio.

*****

Ponto baixo (pb) e aumento


A letra x indica o ponto baixo e a letra v significa que serão feitos 2 pontos baixos no mesmo ponto base, ou seja, um aumento.

Para fazer o ponto baixo, insira a agulha no ponto base à frente...

Puxe a linha para frente...

Lace novamente o fio e arremate.

*****
Ponto baixíssimo (pbx)

O ponto baixíssimo é utilizado principalmente nos crochês circulares, para fechar os círculos. Representado sempre por um ponto preenchido.

Parecido com o ponto baixo, insira a agulha no ponto base à frente e puxe a linha para frente, porém agora arremate com a própria laçada.

Ficará assim, quase invisível.

*****

Qualquer dúvida, perguntem, por favor!!!

Bjs

36 comentários:

  1. te achar foi uma benção aprendi trico em blogs mas croche tão explicadinho só aqui obrigado sucesso sempre Deus a abençoe a cada dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha linda! Que pena que não tenha deixado seu nome.
      Fiquei emocionada ao ler seu comentário! Muito obrigada pelo carinho. Espero você sempre por aqui!!!

      bjs

      Excluir
  2. Saudades de vir aqui te visitar...
    Adorei este post, que capricho, obrigada Déia.
    Ótima semana pra ti.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha querida! Eu também estava com saudades de você!
      Bj

      Excluir
  3. Olá sua expllicaçao e muito boa,estou começando agora,so gostaria que me tirasse uma duvida,tem alguma coisa haver tipo,pra cada correntinha tantos postos altos,bjus

    ass: Janete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Janete. Normalmente utilizamos um ponto alto sobre cada correntinha. Mas as vezes precisamos fazer aumentos, então colocamos dois pontos altos em uma mesma correntinha. Mas se você olhar bem o gráfico, conseguirá ver. Qualquer coisa, me manda o gráfico que você tiver dúvida, no meu e-mail, dai eu vou te explicando. Meu e-mail é deiaklier@yahoo.com.br

      Bj

      Excluir
  4. OLÁ, GOSTEI MUITO DO SEU BLOG, ACHEI TD MUITO EXPLICADINHO, PARABÉNS, SE QUISER VISITE O MEU TBM; www.aline-artesmanias.blogspot.com bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Aline! Seja muito bem vinda! Já estou indo te visitar!

      Excluir
  5. OLÁ, GOSTEI MUITO DO SEU BLOG, ACHEI TD MUITO EXPLICADINHO, PARABÉNS, SE QUISER VISITE O MEU TBM; www.aline-artesmanias.blogspot.com bj.

    ResponderExcluir
  6. Nossa que aula vc deu para nós iniciantes muito obrigado mesmo seu cantinho é muito bom bjs Rita ;)

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada pela sua explicação!

    ResponderExcluir

  8. Oi bom dia!!
    Adorei o seu blog, é muito alegre, alto astral.
    Estou começando agora com crochê. Você sabe o que significa um ponto alto com uma bolinha em cima?
    Espero sua ajuda.
    Bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Renata!!! Pela sua explicação, parece ser o ponto pipoca, mas pra eu ter certeza gostaria de ver o gráfico. Teria como você me mostrar?
      Meu e-mail é deiaklier@yahoo.com.br

      Fiquei super feliz com sua visita! Espero que volte seeeempre!!!! :)

      Excluir
    2. Obrigada!!
      Vou encaminhar o gráfico.

      Excluir

  9. Oi bom dia!!
    Adorei o seu blog, é muito alegre, alto astral.
    Estou começando agora com crochê. Você sabe o que significa um ponto alto com uma bolinha em cima?
    Espero sua ajuda.
    Bjs...

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu blog. Tenho 59 anos e faço croche através de gráficos desde menina.Percebi uma diferença. O ponto pipoca se faz: Ex:4 pontos altos, puxe a laçada para não perder o ponto, introduz a agulha da frente para trás do 1º ponto feito e puxa a laçada de trás para a frente no 4º(último). assim o grupo de 4 pontos fica em relevo. 1 pipoca. o que vc demonstrou se chama grupo de ... pontos fechados de uma vez. São bolotas ou picôs. Vc pode ver bem, aqui https://www.youtube.com/watch?v=qHGynHwPjEg.
    É sempre bom a gente fazer diversas comparações e manter a uniformidade. O ponto alto tem um só pauzinho. dois pauzinhos alto duplo e assim por diante. Espero ter sido útil pra vc. Desculpe-me a intromissão, mas gosto de aprender e multiplicar o que aprendi com os anos.

    ResponderExcluir
  11. Que maravilha o seu blog!
    Me ajudou muito, pois fazia crochê quando era criança, com a mãe do lado, mas agora que estou longe e se passaram muuuitos anos, só você para me fazer relembrar!

    ResponderExcluir
  12. Boa Noite,
    Gostaria de saber o nome desse ponto e como faço para aprender?, preciso ver no vídeo para fazer junto...
    assim tá no gráfico = um quadrado = ( 1 p.a., 5 corr. )
    e logo após em baixo têm um quadrado , que se parece com um envelope assim = ( 1 p.a. 3 corr., 1 p.b., no 3º p. ou no arco de corr. ) que é isso? que arco é esse?
    Eu já vi o gráfico na internet mas vídeo não porque nem sei o nome do ponto.
    Att, Josefa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola minha querida. Fiz esse post especial para você.

      http://deiaklier.blogspot.com.br/2014/11/respondendo-duvida-de-uma-leitora.html

      Bj

      Excluir
  13. olá Deia, adorei seu blog, me ajudou bastante, mais tenho uma duvida em um ponto em especial, ele é um risco com uma bolinha preta em cima, parece um palitinho de fósforo. Tenho vários motivos com esse símbolo e não sei o que ele significa, e por esse motivo eu não consigo fazer o crochê. Você pode me ajudar? Agradeço desde já a sua atenção.
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha querida, te ajudo com todo carinho. Apenas te peço para me enviar um e-mail com um de seus gráficos com esse ponto pra eu poder te dizer direitinho o que é, ok?

      Meu e-mail é deiaklier@yahoo.com.br

      Bjs e obrigada pelo carinho.

      Excluir
    2. Olá Deia querida, já enviei o e-mail para você, muito obrigada pela atenção e carinho

      Bjos

      Excluir
  14. Nesse mundo em que todos só querem se dar bem e lucrar, fiquei impressionada com a sua boa vontade e carinho postando tudo isso. Deve ter dado um trabalho danado e você não pediu nada em troca. Muito obrigada, tudo de bom para você. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, minha querida. Fiquei emocionada com suas palavras. Acho que sempre devemos ensinar o que sabemos, assim, também aprendemos. Beijos.

      Excluir
  15. boa tarde. andréia hj pesquisando encontrei teu blog que bom! muuuuuuito bom, da pra gente entender um pouco mais sobre croche ,sou iniciante;gostaria de saber se vc pode me ajudar a entender 2 pontos de um gráfico que imprimir 1 é como um v não sei se o mesmo que vc ensina aqui,pois este tem 1 risquinhos em cada perna na parte superior será este o meio p.a?o outro ponto é como 1 palito de fofósro pois tem um bolinha em cima aguardo resposta estou ansiosa para começar meu jogokkkkk .desde já te agradeço fique com DEUS JESUS TE AMA E EU TAMBÉM . BJS.

    ResponderExcluir
  16. Menina que bênção você é. Faço tudo, absolutamente tudo de croche...lógico que vendo vídeos mas não sei ler gráficos...quero dizer, não sabia porque a partir de hoje saberei tudo. Beijo de luz em teu coração

    ResponderExcluir
  17. Post de 2012, mas ainda muito útil.
    Muito obrigada pela aula de leitura dos gráficos, está super fácil de entender!

    Um beijo e que o blog tenha muito sucesso! :)

    ResponderExcluir
  18. Oii, muito obrigada pelo post! Me ajudou muuuuuito! :) beijos

    ResponderExcluir
  19. Que linda vc é! Uma flor e explica muito melhor que vaaarios vídeos. Espero que ainda esteja ativo esse blog. Bjs. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  20. Deia, veja se consegue me ajudar? Não encontrei ninguém que tenha postado essa minha duvida. Como fazer o canto de um croche file. Vi vários gráficos mas, não consigo executar. Ele muda de direção. Não existe nenhum video que ensine. Agradeceria de coração se me ajudasse. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláaa!!! Tenho um Mini curso de crochê filé, você já deu uma olhadinha? Tem um link na lateral direita bem lá no início. Se ainda assim ficar dúvidas, me escreva novamente. Bj

      Excluir
  21. Adorei seu blog tem muito artigo bom. e essa postagem então...amei. criei um link para voce em http://verefazer.org/ se puder retribuir. agradeço.

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com sua visita!!! E amo quando você comenta!!!

Responderei assim que puder!!

Bjs da Déia!!!