"NADA DO QUE VIVEMOS TEM SENTIDO, SE NÃO TOCARMOS O CORAÇÃO DAS PESSOAS." Cora Coralina

Neste blog você encontrará muitos trabalhos meus, mas também trabalhos garimpados na net. Caso você encontre um trabalho seu, por favor avise-me e colocarei os devidos créditos ou retirarei do blog se preferir!

Ahhhh... e se gostar do meu cantinho, não esqueça de me SEGUIR!!!!

Certamente seremos grandes amigas (os)!!!

Seguidores

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Dicas importantes para um bom ponto russo!

Olá, minhas princesas!!!

É com grande alegria que recebo os comentário carinhosos de vocês todos os dias! Obrigada!!!!

Recebo muitos elogios referentes aos meus trabalhos, isso é a melhor coisa do mundoooo!!!!

Bom... mas, ultimamente, vi vários comentários cheios de dúvidas sobre uma de minhas especialidades: o ponto russo.

E já que vocês são tão fofas comigo...
É claro que eu farei o possível para ajudar!

O post hoje é dedicado principalmente para as meninas que já trabalham com esse bordado, mas que não estão satisfeitas com o resultado.
Em breve, prometo trazer um post ensinando a fazê-lo, para quem ainda não tem prática. 

Combinado?

*****

A primeira coisa que você deve fazer é escolher o fio que você acha que mais se adaptaria ao seu objetivo.

Por exemplo:

Esta foto é do último trabalho que fiz. Eu costumo trabalhar com as linhas Cléa e Camila. Ambas tem uma espessura bem parecida e, às vezes, uma marca tem cores diferentes da outra. Neste caso, o lilás clarinho é Camila, já o restante é Cléa. Então, podemos concluir que não há problema nenhum em misturar marcas, desde que a espessura seja bem próxima. Sei de amigas que usam inclusive as linhas brilhantes e dá super certo.


Gosto muito de trabalhar com essa espessura de linha, pois o trabalho fica mais cheinho, mais encorpado e é bem rápido! Os pontos devem ser executados próximos uns dos outros, mas não precisa ser muuuuito. rsrsrs

Outro motivo é que, se você quiser fazer um barradinho, poderá fazê-lo exatamente da mesma cor, com a mesma linha.

Fica ótimo para fazer em toalhas, panos de prato, aplicar em fraldas e até mesmo em roupas e quadros.

*****

Esta foto abaixo é de um trabalho da artesã Luzia Ap. Mendes de Castro.
Seu trabalho está muito bem executado, lindo, lindo! 
Reparem que já ficou com uma textura diferente, pois ela utilizou uma linha mais fina, estilo Puxe&Use.


Este tipo de linha é ideal para trabalhos menores e delicados.
Ótimo para fraldas, panos de boca, toalhas... Exige um pouco mais de amor e dedicação, porque o trabalho é mais demorado e os pontos devem ser feitos beeeem juntinhos.

*****

Este terceiro trabalho foi executado pela artesão Greice, vejam o endereço do blog dela na imagem.
Está lindíssimo o tapete dela!
Este trabalho foi realizado com lã.


A lã é ótima para fazermos tapetes e quadros. É um trabalho muito rápido, pois os pontos podem ser feitos distantes uns dos outros. E fica muito bonito!

*****

ATENÇÃO!

A partir do momento que você definiu qual é o fio que irá usar, deve prestar atenção na escolha da agulha!

Muitas meninas reclamam que os pontos ficam desparelhos, uns mais altos que os outros e que se obrigam a cortar alguns pontos depois de prontos.

Amadas, não se desesperem!!!!

Isso sempre acontecia comigo também!

Um dos grandes motivos para isso acontecer é a espessura da agulha.

1 - Se sua agulha for muito pequena para o fio, ele não irá deslizar com tanta facilidade e será puxado de volta. As vezes a linha até passa quando você puxa, mas isso não significa muita coisa. Tente pegar uma agulha um pouquinho maior.
2 - Se a agulha for muito grande para o fio, o buraquinho no tecido ficará muito grande e o fio não se prenderá à trama. Tente uma agulha menor!

Por exemplo:

Este é o jogo de agulhas da Telanipo. Quando comecei a trabalhar com o ponto russo, usava a agulha rosa, pois trabalhava com as linhas Cléa e Camila. Muito bem... tudo muito bom.

Mas, um dia, a Dona Déia esqueceu de colocar a tampinha (jamais esqueçam de colocar a tampinha!!!!), e acidentalmente a agulha caiu no chão. Acreditem, quando as agulhas caem, elas sempre caem de ponta! Affe! Já era a minha agulha.

Então fui até o armarinho comprar uma nova, mas não havia da rosa, somente da amarela.
Fiz um teste e a linha passou. Ótimo, levei pra casa.
Depois disso, parecia que eu nunca tinha pego uma agulha na mão! Meus bordados saíam horríveis!

Conclusão: A agulha era muito pequena para a minha linha.


Meu objetivo não é fazer propaganda alguma. Não estou recebendo por isso, mas acho que devo expor o que já aprendi com minha experiência com sinceridade.

Essas agulhas que mostrei são ótimas, não são caras e tem uma durabilidade muito boa, desde que você coloque a tampinha! rsrsrsr
São práticas e leves, mas um pouco desconfortáveis se você precisa fazer trabalhos grandes ou se você vai se dedicar a criar muuuitas peças.

Bem... Como não estava dando certo com a agulha amarela, voltei para o armarinho para ver se já havia chegado outras.
Então, a atendente me mostrou este kit:


O valor dele, na época, era quase 4 vezes maior do que a outra agulha. Mas, analisando os custos/benefícios, resolvi comprar.
E posso dizer que me apaixonei!

Ela é anatômica, não machuca a mão. Realmente bastante confortável para quem faz trabalhos grandes.
Além disso, vem com três tamanhos de agulha, perfeitos para as três espessuras de fios que mostrei anteriormente. As pontas são removíveis, você as troca conforme a necessidade e ainda pode comprá-las separadamente, caso algum acidente aconteça. rsrs Para evitar, você recolhe a ponta para dentro, toda vez que for guardá-la.

Outra vantagem dessa agulha é a regulagem da altura dos pontos. Você consegue fazer volumes diferenciados nas peças, como fiz nesse trabalho.
A foto não está muito boa, foi tirada com o celular, mas pode-se notar que, onde os pelos da linda Pink eram mais compridos, eu fiz os pontos mais volumosos. (Amplie a foto para ver melhor)

 

Então, como disse, não estou fazendo propaganda, mas acho que vale a pena investir um pouco em materiais quando se resolve ganhar um dinheirinho com o artesanato.

Se você for fazer poucas peças, para uso pessoal ou apenas para presentear de vez em quando, as primeiras serão ótimas. Mas se fizer do bordado uma profissão, melhor procurar uma agulha mais confortável.

Não falarei de outras marcas, pois nunca utilizei outras.

*****

Seu bordado pode ficar desparelho também por outro motivo: o tecido!

O tecido deve ter uma trama bem fechadinha.

Durante esses anos de experiência, posso dizer a vocês: não tem melhor tecido para bordar do que o oxford! Eu sei que ele não é tão baratinho, mas é como disse, precisamos investir em materiais de qualidade se quisermos um trabalho bonito. Para bordar com lã pode ser outro tipo de tecido, como saco de algodão, sem problemas, mas com linhas finas, recomendo o oxford.

Algumas toalhas já vem com uma barra para pintar ou bordar, mas digo para vocês: não compensa!
Primeiro porque o avesso vai ficar aparente e desprotegido, se a dona da peça for meio desastrada, irá puxar e desmanchar alguns pontos. Além disso, na hora de colocar o bastidor, ele abraçará tanto a faixa como o restante da toalha e essa diferença na textura do tecido fará com que ele não fique preso de forma uniforme.
Portanto acredite em minha dica: borde tudo no oxford e depois costure sobre a toalha, pano de prato, fralda ou o que quiser.

Outra coisa importantíssima com relação ao tecido é que ele deve ficar meeeega esticado no bastidor!
Quanto mais esticado, mais bonito ficará seu trabalho.

Recomendo este tipo de bastidor, que vem com uma "borboletinha" para apertar:
Você vai esticando o tecido e apertando, até ficar perfeito.


Outra dica importante que dou pra vocês é passar fita crepe em volta do bastidor.
Por quê?
Porque nem sempre ele é lisinho e bem retinho.
Se tiver algum tipo de ferpa, pode estragar o seu tecido. Além disso, muitas vezes ele não é bem retinho e o tecido pode não ficar bem firme naquele local.
Então passe uma camada de fita em todo o bastidor, depois coloque o tecido e prenda. Verifique se não tem algum cantinho onde o tecido não fique bem preso, se tiver, marque o lugar e passe mais uma camada de fita naquele local... até ficar perfeito. Meus bastidores são todos encapados dessa forma!

Já para fazer tapete, o bastidor geralmente não é redondo e sim quadrado e com pregos como este:


Pode tranquilamente ser feito em casa ou por um marceneiro. Basta fazer um quadro de madeira e colocar alguns pregos, de dentro para fora. Depois dar uma lixadinha nas pontas dos pregos para não machucar. A vantagem é que você pode fazer do tamanho que quiser.

*****

Ótimo!
Já falamos das linhas, agulhas, tecido e bastidor.

Agora vamos aos detalhes!

Observem estes trabalhos que encontrei na net.
Não sei que os fez.
Peguei os primeiros que se encaixaram no que quero falar.
(Se o trabalho for seu e se, de alguma forma, você se sentir lesada, por favor me avise, que retirarei! Entretanto, se for uma pessoa de mente aberta e sempre pronta a aceitar críticas construtivas, aproveite as dicas.)

Nesses dois trabalhos a gente percebe que os contornos não estão muito bem definidos, o que é uma falha até bastante comum. Já vi muitos trabalhos assim (inclusive em revistas!).



Comparem com este que fiz:


Sabem qual é a diferença entre eles?

Simples!

Nos dois exemplos, as artesãs fizeram apenas uma vez o contorno, quando o correto é fazer 2 vezes. Vejam a foto que mostrei lá no começo, da Luzia, ela fez 2 vezes o contorno. Além disso, os pontos do contorno devem ser feitos beeem juntinhos e não ralos como no primeiro exemplo.

E a outra diferença você pode notar principalmente na boca do caracol. Está muito indefinido o contorno.
O que acontece é que, quando bordamos, normalmente alguns pontos acabam se misturando com os anteriores. As cores se misturam mesmo, é de praxe.
Mas é importantíssimo que você, no final do trabalho, já sem o bastidor, pegue a própria agulha e, com jeitinho, arrume esses pontos no lugarzinho correto. Desembaralhe esses pontos!
Vejam na minha Minnie, as cores estão cada qual no seu devido lugar!

OBS: SE QUISEREM SABER MAIS, VEJAM UM POST MAIS RECENTE, ONDE TRAGO O PASSO A PASSO COMPLETO E OUTRAS DICAS!


*****

Uffa!

Quanta coisa!!!

Bom, minhas lindas...
Eu espero ter ajudado.

Digam lá o que acharam do meu post, se lhes foi útil ou não.

É só um pouquinho da experiência que adquiri depois de alguns anos e erros também.

Beijos no coração!!!

E tenham um final de semana abençoado e de muito ponto russo!!!!!

120 comentários:

  1. Olá minha querida, o que eu gostava mesmo era de morar bem pertinho de você para aprender a fazer estes trabalhos maravilhosos.
    Não quer vir a Portugal passar umas férias prolongadas?

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!!!! Quero sim, Manela!!!!
      Não convide duas vezes, hein! rsrsrsr

      Excluir
    2. Olá... Adorei as dicas, parabéns pelo talento. Manela, tbm moro em Portugal e gostei mto do seu interesse, podemos trocar uns pontinhos quem sabe?! rsrsrsrs

      B-jinhos

      Excluir
    3. Perfeito, me ajudou muito, pois estou iniciando agora e voce tirou todas as minhas duvidas!😃

      Excluir
  2. Oi flor,retribuindo seu carinho...ah e vc tbm tem talento menina,mto lindo seus trabalhos!Que Deus continue te abençoando...bjnhosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada e amém, Eliza!
      Seja muito bem vinda!!!!!

      Excluir
    2. Olá Deia eu tmb bordo ponto russo qualquer dia desses eu posto alguns desenhos para vc ta?

      Excluir
  3. Querida Deia,as artes manuais não são o meu forte mas mesmo assim gostei de suas dicas.Todo trabalho artesanal requer muito cuidado e capricho por isso seus trabalhos são tão lindos!bjs e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Déia!
    Nossa! Que postagem maravilhosa! Vc ñ tem ideia de quanto tempo quero aprender essa arte. Acho o máximo em termo de bordar, principalmente para criança que gosta de tudo saliente. Fiquei aqui em frente ao post babando de verdade, parecendo criança em frente à geladeira de uma doceria. Por causa da cirurgia estou tendo de me afastar do que mais gosto, meus artesanatos. Por isso não vou poder nem aprender no momento. Quando der, volto aqui para te pedir ajuda caso eu não consiga seguindo sua postagem, que vou acompanhá-las.
    Ahhhh! Nossa estava esquecendo: A etiqueta que vc viu nas minhas peças, ñ fui eu quem fiz, encomendei. Tenho de procurar o endereço e depois te passo, tá?

    Grande beijo pra vc e um ótimo final de semana.
    Tânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ter despertado esse desejo em você, Tânia!!!!
      Espero que fique boa logo, pra começar!
      E é claro que sempre te ajudarei!!!!

      bjs

      Excluir
  5. HOLA DEIA! VINE A SEGUIRTE DESDE VENEZUELA. HERMOSAS TODAS TUS LABORES. FELICITACIONES.. MUY ÚTIL LA EXPLICACIÓN QUE HAS HECHO DE LOS MATERIALES . TE INVITO A VISITARME EN http://elpanaldelaabejita.blogspot.com
    BESITOS DESDE MI PANALITO. MARISELA:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, linda!
      Gracias por tán cariñosas palabras!
      Sea muy bien venida!!!!!

      Excluir
  6. bom dia amiga parabéns que coisas lindas,maravilhosas tudo muito meigo,adorei,aproveito pra te desejar um excelente final de semana,bjão

    ResponderExcluir
  7. Ola vim retribuir a sua visita e dizer que já estou te seguindo,gostei muito de todos os seus trabalhos, eles são maravilhosos.Sabe lendo esse post fiquei co vontade de aprender esse ponto russo, eu já tinha ouvido falar mais nunk fiz, será que eu que nunk fiz é muito dificil???


    krinskiartes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha linda!
      Seja muito bem vinda!
      Que bom! Adorei saber que você quer aprender!!!
      Logo ensinarei tudinho! Aguarde!

      Excluir
  8. Olá Déia muito obrigada por suas dicas. Vão me servir muito.Que Deus lhe abençoe e enviem seus anjos para lhe proteger e te ainda mais sabedoria...Abraços. Juliana Guedes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, meu amor!
      Que bom que pude lhe ajudar!
      Tomara que agora os seus trabalhos fiquem mais que perfeitos e que você faça muito sucesso.
      Obrigada pelas lindas palavras e que Deus te dê em dobro.
      bjs

      Excluir
  9. Deia quanta coisa linda ....amei.... isso... parabens

    ResponderExcluir
  10. Oi Dri te indiquei pro meme de incentivo a leitura passa la no blog pra conferir... tenha uma otima semana bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi, Déia! Eu de novo!
    Minha querida, vc recebeu meu e-mail sobre as etiquetas?
    Preciso saber se sim ou não para continuar com o comentário sobre as etiquetas.

    Grande beijo pra vc.

    ResponderExcluir
  12. Oi Deia , minha flor amei meu apaixonei vc entende mesmo de bordado russo. Amei a sua minie me ajudou bastante pois esta com apenas 2 semanas que começei a tentar fazer esse bordado e me apaixonei e quem tentou me ensina me falou que só precisava fazer uma vez o contorno e eu percebia que ficava feio, agora mas melhorar meu trabalho.. Sou de Santarém- Pará

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, minha querida!
      Fico muito feliz em ter ajudado você!!!
      Bons bordados!!!!

      Excluir
  13. Qual a cola vc usa para aplicar nas fraldas, e se é resistente a agua. Obrigada vc me ajudou muito com suas dicas. Um abraço Monique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique!
      Fiquei muito feliz com sua visita!!!
      Eu uso a cola pano da glitter. É resistente à água sim. pode deixar de molho e tudo. Só não pode usar alvejante.
      bj

      Excluir
  14. Oi Deia, é a Monique novamente, segui suas dicas, troquei a agulha pela 16 e estou usando a linha cléa, achei mais bonito do que meada, mas meu maior problema são os detalhes pequenos(olhos, bocas, antena de borboleta então, não dá pra entender nada. Será que voce tem alguma dica pra deixar fininho e perfeitos? muito obrigada por me responder. Um abraço Monique.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique!
      Que bom que minhas dicas estejam sendo úteis pra você!

      Bom, detalhes pequenos são realmente difíceis de serem feitos com cléa. Recomendo escolher desenhos com detalhes maiores. O que você pode tentar é fazer apenas uma vez o contorno, mas com os pontos bem pertinho. Outra coisa que faço muito é ajeitar os pontos depois de pronto. Você retira do bastidor e com calma vai arrumando eles com a ponta da agulha.

      Ficaria feliz se me mandasse a foto de algum trabalho seu, talvez fosse mais fácil de eu ver o que está acontecendo. Se quiser, mande um e-mail para deiaklier@yahoo.com.br

      bjs

      Excluir
  15. muito obrigada, assim que possível te mando as fotos. Bjs Monique

    ResponderExcluir
  16. Oi Déia! Parabéns pelo blog e pela iniciativa de ajudar aos principiantes, como eu, com dicas muito válidas.
    Gostaria de esclarecer uma dúvida:
    Tenho um bastidor pequeno para o meu trabalho.
    Trata-se de uma sequência de flores e o meu bastidor não abrange todas elas. Como posso fazer para que as arestas circulares do bastidor não "amasse" as flores recém bordadas, quando transfiro o bastidor para continuar a fazer o bordado? Se transfiro o bastidor, os pontos podem ser desfeitos pelo fato do bastidor prensar os pontos. Espero que tenha me compreendido na minha questão. Um beijo. Jesus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isabel! É uma alegria receber você aqui! Espero vê-la sempre!
      Quanto a sua pergunta, infelizmente não há muito o que fazer. Ou você compra um bastidor maior, o que nem sempre é o suficiente, pois as vezes o desenho é muito grande, ou infelizmente terá que amassar.

      Nunca aconteceu para mim de os pontos desfazerem, apenas amassam. Eu faço o seguinte: depois que retiro do bastidor, eu fricciono a parte amassada bem delicadamente, como se você estivesse lavando uma peça de roupa a mão. Não fica perfeito, mas ajuda bastante.

      bjs

      Excluir
  17. Ola Deia, adorei seus trabalhos, eu faço ponto russo e cruz, sou apaixonada por artesanatos, e estou procurando muito essa agulha de ponto russo que você usa, porém onde moro nao tem para vender, teria como eu te mandar o dinheiro e você mandar uma para mim por correio? estou precisando, pois a agulha que uso está machucando meu dedo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente machuca mesmo, Aline! Mas você pode comprá-la aqui nesse site

      http://www.bazarhorizonte.com.br/agulha-para-ponto-russo-3-pontas-sew-mate/20247/56/10692

      É confiável.

      Espero ter ajudado!!!!

      bjs e seja sempre muito bem vinda!!!!

      Excluir
  18. Déia, socorro, bordo toalhinhas de boca para bebês, então são desenhos menores, e os olhos bocas e nariz ficam embolados por conta de serem miudinhos, será se tem alguma agulha especifica para bordar estes pedaços? Por favor me ajude!!! Obs: estou bordando com a agulha nº 10,sendo que eu bordava com a nº 12 com meadas, pois aconteceu comigo a mesma coisa q aconteceu com você, a agulha caiu e amassou a ponta, comprei outra do mesmo nº mas não sei o que aconteceu, os pontos não ficam direito!

    ResponderExcluir
  19. Déia, socorro, bordo toalhinhas de boca para bebês, então são desenhos menores, e os olhos bocas e nariz ficam embolados por conta de serem miudinhos, será se tem alguma agulha especifica para bordar estes pedaços? Por favor me ajude!!! Obs: estou bordando com a agulha nº 10, pois aconteceu comigo a mesma coisa q aconteceu com você, a agulha caiu e amassou a ponta, comprei outra do mesmo nº mas não sei o aconteceu, os pontos não ficam direito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafaella!
      Primeiro, obrigada pela visita, fiquei muito feliz em te receber aqui!
      Sei muito bem o que é trabalhar com detalhes pequenos, não é fácil, rsrs.
      Mas é o seguinte: tente escolher desenhos que não tenham tantos detalhes. Se não, sempre faça os detalhes primeiro. Faça a boca, os olhos, tudo o que for pequenininho, por primeiro, depois preencha o restante. Seria ótimo se você me mandasse uma foto de um trabalho seu que ficou "embolado" rsrs, pra eu poder ver o que está acontecendo.
      Meu e-mail é deiaklier@yahoo.com.br

      bjs

      Excluir
    2. Obrigada pela sua atenção, estou bordando um anjinho em uma toalha de batizado, pode deixar q lhe mando a foto pra vc ver.

      Excluir
  20. Andreia, espetacular!!! Dicas excelentes. Aprendi o ponto russo sozinha numa agulha velha e sem ponta da minha irmã (achava que todas as agulhas eram daquele jeito kkk), . Era terrivel bordar, mas qdo essa agulha quebrou comprei outra e foi uma maravilha... Estou te seguindo, quando puder me faça uma visita:
    ateliecrissardi.blogspot.com.br
    Bjoca, Cris
    Ah! Somos 'vizinhas' moro em Sta Terezinha de Itaipu

    ResponderExcluir
  21. Olá, Deia. Muito lindo seu trabalho, estava procurando algumas informações sobre a agulha que você posto na segunda foto. Meu marido faz ponto russo e gostou da agulha, gostaria de saber se ela pode ser usada para lã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lais! Que bom receber você por aqui! Seja bem vinda sempre!
      Essa agulha possui três pontas e a maior é ideal para lã, a média é boa para Cléa e Camila e a fina é boa para puxe e use. Eu adoro essa agulha, vale a pena o investimento.

      bjs

      Excluir
  22. Olá, muito bonito o seu trabalho, gostaria de saber se posso usar a linha barbante para substituir a lã, nos tapetes, pois esta linha é mais resistente. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada por sua visita, fiquei muito feliz!!!!
      Quanto ao uso do barbante, não posso afirmar nada, pois nunca vi ninguém utilizando. Mas acredito que sirva também, principalmente se for o n° 3 pois outro talvez não passaria na agulha. Não custa tentar não é? Caso faça o teste, não esqueça de me contar o resultado, ok?
      Quem sabe você não inventa uma técnica nova?

      :D

      Bj

      Excluir
  23. Olá,
    vc não imagina o quanto me ajudou, com esse post, adorei e consegui entender, sempre quis fazer ponto russo mais quando comprei a agulha, comprei na rua de um camelô, que só DEUS...
    na hora entendi tudo, e parecia realmente muito fácil, só que quando cheguei em casa, nada aconteceu...kkkk
    Hoje mesmo vou na loja comprar a agulha e logo que eu terminar o primeiro trabalho eu posto a foto em meu blog, bjs e muito obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  24. OI Deia Klier, amei suas dicas, tb faço ponto russo,minhas peças estão no meu face: https://www.facebook.com/luciane.cout/media_set?set=a.528815697132238.135495.100000114384892&type=3
    dá uma olhadinha lá.estou terminando um jogo de 5 capas de almofadas de borboleta,depois vou postar. Deixe seu parecer lá.
    AMO SEU BLOG E TENHO ELE NA MINHA BARRA DE FERRAMENTAS.
    VC ESTÁ DE PARABÉNS.
    BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciane! Que bom receber você! Fiquei muito feliz em saber que vocês gosta do meu cantinho! Muuuuuuito obrigada! Já fui te visitar e vi suas lindas peças. Parabéns!!!

      Excluir
  25. Olá Déia, Boa tarde!
    Me chamo Denny,comecei a me interessar pelo ponto russo essa semana, estou sem trabalhar e queria ocupar meu tempo com alguma coisa.
    Estava lendo seu blog e percebi que a agulha que comprei é da mesma marca que vc indica pra quem esta bordando só por passa tempo. Só que meus pontos não estão ficando legal, eu acho que pode ser por que estou bordando em toalhinhas daquelas que já vem com a barrinha e a trama é um pouco afastada. Essas toalhinhas servem para bordar?. Qual é a sua dica para mim? E a agulha tem alguma forma especifica para segurar?
    Seus trabalhos são incríveis, que Deus te abençoe.

    Tenha uma boa tarde e espero a sua resposta.
    Um Beijo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denny! Fiquei muito feliz em te receber por aqui!
      Sobrevivi por muito tempo só vendendo meus trabalhos, quem sabe não será uma boa fonte de renda pra você também? :)

      Sinceramente não gosto muito de bordar direto nas toalhinhas. Prefiro bem mais o resultado de quando se borda no oxford. Experimente para ver!

      Também dê uma olhadinha no "manual completo de ponto russo", que está no barra lateral bem em cima.

      Ali explico um pouco sobre como segurar a agulha!

      :)

      Espero ter ajudado e que você faça trabalhos lindos!!!!!

      bjs

      Excluir
  26. Deia, fiquei mt feliz c/ as explicações sou novata nessa area adorei as dicas mt obrigada.

    ResponderExcluir
  27. Amel suas dicas vai ser mtu uteis pra mim nesse começo.

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Adorei suas dicas! Muito obrigado por ajudar as que, assim como eu, sabem pouco sobre ponto russo...
    Estou pensando em começar a bordar, mas fiquei com uma dúvida, posso bordar no oxford recortar e depois colar no local que eu quiser (pano de prato, toalha,etc)? Estou começando agora e ainda não tenho máquina de costura, e você disse que não é recomendado bordar direto... E agora o que eu faço?
    Mais uma vez um grande obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica!
      Fiquei muito feliz em te receber!!!! E em saber que gostou do post.
      Então amada. Tem como colar sim, inclusive essa Minnie que eu mostrei no post está colada sobre a fralda. O processo é um pouco complicado, mas não é impossível, rsrsrs. O processo de colagem foi uma técnica desenvolvida por mim, então não costumo expor pra todo mundo, é meio que meu segredinho de negócios, rsrsrsr.
      Me mande um e-mail solicitando, que eu te explico direitinho. ok?

      Bjs

      deiaklier@yahoo.com.br

      Excluir
    2. Olá!
      Muito obrigado por responder!
      Vou mandar o e-mail sim...
      Bjs.

      Excluir
  29. Déia amei o post, fiz um curso de ponto russo e nunca mais fiz nada quero voltar a fazer e você tirou todas as minhas duvidas obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Cris!!!! Fico muito feliz em saber disso!!! Seja muito bem vinda!

      Excluir
  30. Olá Deia, eu estou começando essa arte do ponto russo a poucos dias e tinha muitas dúvidas e você esclareceu todas elas, e gostei muito das dicas. Obrigada por compartilhar, uma abraço.

    ResponderExcluir
  31. Olá Andréia!
    Meu nome é Keila,tenho 41 anos e sou dona de casa por ñ poder trabalhar fora por ser uma pessoa doente....Sofro com problemas de tireóide há 15 anos e por conta disso ñ tenho muita saúde....
    Mesmo assim, creio q posso fazer algum artesanato em casa sentada no sofá e pelo q já vi desta técnica, me pareceu possível frente as minhas condições...Já tenho alguns materiais em casa (lã,linha de crochê e panos).Como vou ter q comprar as agulhas,pelo menos duas,uma pra lã e outra pra crochê,gostaria de poupar gastos e quero saber de vc se é possível fazer o bastidor em casa e se vc pode me mandar um desenho de como tem q ser feito pois meu esposo se propos a confeccionar o mesmo.
    Conto com sua ajuda!
    Keila Nascimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha querida. Seja muito bem vinda!

      Tenho certeza de que essa técnica se encaixará perfeitamente para você.

      Eu poupo gastos comprando material pela internet. Principalmente linhas, agulhas e rendas. Se você quiser eu te indico o site que eu compro. Lá também tem bastidores para vender.

      Quanto à sua pergunta, eu acredito que o bastidor de preguinhos, usado para fazer tapetes, com lã, seja possível se fazer em casa. Mas o outro, para bordar com linha fina, creio que não. Pois um é redondo e outro quadrado.

      Bjs

      Excluir
    2. Keila, eu refiz o post, dá uma olhadinha no bastidor que coloquei. bjs

      Excluir
  32. Adorei suas dicas, aposentada e com depressão o trico e o croche tem me feito muito bem , agora quero fazer o ponto russo, tenho diversos novelinhos de linha rubi , qual a agulha mais conveniente a 10 , segura o fio, seria melhor a 12 ou 16? Obrigado
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que alegria receber você, Ana! Tenho certeza que você irá se apaixonar pelo ponto russo. Com relação à sua pergunta, eu não vou ter certeza, pois não conheço essa linha. Você tem como compará-la à linha Cléa? Para a Cléa eu uso a n° 16. Então, já sabe :-) Acho que vai ficar mais fácil para você descobrir.

      Espero ter ajudado.
      Bjos e seja sempre bem vinda!!!

      Excluir
  33. Oi, quero aprender ponto russo, gosto muito de trabalhos manuais, porém nunca partipei de nenhum curso. Já comprei até um quite de agulhas, falta bastidor e pretendo aprender só, quebrando a cabeça, errando até acertar, adorei seus trabalhos, fiquei aqui babando, parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta seguir essas dicas, que com certeza você vai conseguir!!!

      Excluir
  34. Olá. Parabéns pelo trabalho lindo que vc faz e muuuuito obrigada pelas dicas, mas fiquei com uma dúvida. Vc costura os bordados depois de pronto, pois pensei que era colado com cola pano. Fiz algumas toalhinhas e colei o bordado. E agora , será que vai descolar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha querida.
      Sim, eu costuro os bordados na toalha. Pois normalmente descola se você usar o oxford. Ele é muito liso e tecidos sintéticos não colam muito bem.

      Excluir
  35. Estou querendo começar a fazer o ponto russo, vc me ajudou mto,adorei suas dicas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, minha querida!!! Fico muito feliz em saber disso!

      Excluir
  36. olá, Preciando de Etiquetas, é só me falar. 3234496682

    ResponderExcluir
  37. otimas dicas!!! obrigada por dividir seus conhecimentos! Deus abençõe! :Bjuss

    ResponderExcluir
  38. AMEI SUAS DICAS
    Estou meio parada com o ponto russo ., mas fiquei louca para voltar a fazer.
    Mas uma dica que nunca experimentei foi fazer no oxforde como voce sugeriu
    mas queria mais informação como voce faz depois costura na toalha?
    se voce poder me dizer fico muito agradecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, minha querida. Depois de bordado, eu costuro sobre a toalha e coloco passa-fita e rendinhas pra dar acabamento hehe.

      Bj

      Excluir
  39. Muito bom seu post, tava procurando alguém que me expicasse sobre as agulhas pois vou tentar começar sozinha. Obrigada

    ResponderExcluir
  40. lindooo mesmo,Parabéns!

    ResponderExcluir
  41. queria saber como faço pra meu ponto ficar bem juntinho
    fica todo espalhadindo depois de pronto.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  42. Olá Andréia tudo bem? eu estou começando a tratamento com o ponto russo agora, eu comprei a agulha de n: 15 e usei a linha camila, mas o resultado final não foi dos melhores. Vou tentar postar uma foto, pois gostaria de saber a sua opinião sobre o que pode estar acontecendo. Desde já agradeço pela atenção e fique com Deus bjinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juju. Me adiciona no facebook que fica mais fácil pra eu te explicar, basta procurar por Deia Klier!

      Bj

      Excluir
  43. Olá Andréia tudo bem? eu estou começando a tratamento com o ponto russo agora, eu comprei a agulha de n: 15 e usei a linha camila, mas o resultado final não foi dos melhores. Vou tentar postar uma foto, pois gostaria de saber a sua opinião sobre o que pode estar acontecendo. Desde já agradeço pela atenção e fique com Deus bjinhos.

    ResponderExcluir
  44. Existem Máquinas para ponto russo?

    ResponderExcluir
  45. Olá! Infelizmente desconheço se existem essas máquinas.

    ResponderExcluir
  46. Olá Déia tudo bem?Meu nome é Kátia, gostei muito de suas explicaçôes,mais fiquei em dúvida a respeito de como costurar o bordado pronto em outras peças como toalhas e etc, tem como você explicar como faz?e colar o bordado também funciona?você sabe qual cola usar?desde já agradeço,bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kátia! Obrigada pela visita.
      Para costurar, eu meço a largura da toalha e corto o tecido em torno do bordado. Depois eu costuro na toalha e arremato com passa fitas e rendas. Na lateral direita tem uma aba com o nome "eu que fiz". Entra nela e vc vai encontrar algumas toalhas que fiz e vai conseguir entender melhor. Ou me add no Face, é só procurar por Déia Klier.

      Bj

      Excluir
  47. Adorei suas explicaçoões,seus trabalhos são lindos vou começar a fazer.Gostaria de saber se da para trabalhar em étamine,e qual agulha uso? Para trabalhos em toalhinhas de boca com faixa de étamine que agulha uso? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tania. Obrigada pelo carinho! Dá pra trabalhar em etamine sim. Vejo muita gente fazendo, mas eu particularmente não gosto muito, pois acho que o trabalho fica com aspecto listrado rsrsrsr, parece que a gente automaticamente vai fazendo os pontos dentro dos quadradinhos do tecido e isso dá esse aspecto. Mas se você tomar cuidado de fazer os pontos bem aleatórios, fica bom. Você pode tanto utilizar a linha de bordar ponto cruz, com a agulha nº10, ou a linha Camila ou Cléa com a agulha nº16. Se quiser, também pode usar as toalhinhas que tem aquela faixa para pintar, ela é bem fechada e fica melhor, mas aí você tem que usar a agulha 10, pois a 16 é muito grossa e você tem que fazer muita força pra furar. Espero ter ajudado, um abraço!

      Excluir
  48. ola, chamo-me Isabel sou de Portugal e encontrei o seu blog aqui pesquisando o ponto russo, e amei ajudou imenso o seu post. Só tenho uma duvida no tapete o que coloca para que o fio não desfie? eu pesquisei e vi que colocam resina mas aqui em Portugal não encontro posso colocar termolina leitosa?. muitos parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida. Obrigada pelo carinho. Você pode sim passar termolina leitosa. Já o acabamento das laterais, você precisa cortar o tecido deixando uma margem de mais ou menos um centímetro e meio. Dobre pela metade e passe um caseado bem justinho com agulha de crochê. Fica muito bom e bem firme. Abraços!

      Excluir
    2. obrigada por me ter respondido,e mais uma vez muitos parabéns pelo seu trabalho e por partilhar os seus conhecimentos. agradeço muito :)

      Excluir
  49. olá parebéns pelos seus lindos trabalhos.queria saber pq q não estou acertando na escolha do tecido todos dizem tecido cru já comprei tds as espessuras mais rasga.to ficando desanimada.pois sei desenhar e não quero depender de ficar comprando tecido riscado o q sai caro com frete.por favor me ajude.e gostaria de saber se a termolina caseira pode passar no tapete feito com agulha magica substituindo a resina antiderrapante que aliás é bem carinha.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha querida! As vezes acontece da agulha ser de má qualidade. Ela deve estar bastante áspera, por isso ela "lixa" o tecido e acaba rasgando. Provavelmente também é muito grossa. Então experimente passar base de unha nela, caso vc ache que ela está áspera. Uma camada bem fininha. Além disso, se ela for grossa, pegue um tecido com a trama um pouco mais aberta, pois daí tem espaço pro tecido ceder para a agulha passar. A termolina caseira é feita com cola branca, ou seja, é solúvel em água, e quando vc for lavar, com o tempo, ela começa a derreter. Melhor evitar. O que você pode fazer é costurar outro tecido por baixo, fazendo tipo um forro e arrematar as laterais com um barradinho de crochê. Bjs

      Excluir
  50. Gostaria de saber como se utiliza a cola

    ResponderExcluir
  51. Olá fiquei sabendo q precisa usar uma cola, mas como é feito o processo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu não utilizo nenhum tipo de cola, pois costuro o bordado sobre as peças. Mas existem amigas que utilizam a termolina líquida. Basta passar com um pincel macio no avesso da peça e esperar secar.

      Excluir
  52. Olá Deia fiz um curso recentimente e fiquei apaixonada, só q foi de pouca duração, foi de 2 dias e tenho algumas dúvidas, uma delas é se dá para fazer ponto russo com linha de ponto cruz. Bjos e obrigada pelo carinho q vc tem com todos��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha linda! Eu que agradeço o carinho de todas! Parabéns pela iniciativa: ponto russo é tudo de bom!!!!

      Respondendo sua pergunta: você pode sim utilizar a linha de ponto cruz. Mas você deve ter o cuidado de escolher um tecido de trama bem fechada e uma agulha fina, como a nº 10. Algumas meninas utilizam duas ou três linhas ao mesmo tempo, para que o ponto fique mais cheio mais rápido heheh.

      Beijos e bons bordados!

      Excluir
  53. Obrigada por tirar minha dúvida, bjos Deia

    ResponderExcluir
  54. Seus trabalhos são lindos
    Parabéns

    ResponderExcluir
  55. Seus trabalhos são lindos
    Parabéns

    ResponderExcluir
  56. Deia tenho o tecido algodão cru que estava usando para pintura, mas meu foco agora é o ponto russo. Queria fazer um tapete utilizando lā, fiz o teste e achei dificuldade de utilizar a lã e a agulha nele, acho q é porque é Grossa, fiquei com medo de continuar e estragar o tecido, então gostaria da sua opinião se dar ou não para o usar o algodão cru, e qual tecido vc me recomenda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você pode sim utilizar o algodão cru, porém provavelmente o tecido que você tem aí tem a trama bastante fechada, por isso sua dificuldade em furar. Para fazer tapete, utiliza-se geralmente o tecido tipo de saco, sabe... com a trama um pouco mais aberta. Sendo assim, a trama do tecido cede e a agulha consegue passar. Espero ter ajudado. Beijos!!!!

      Excluir
  57. Ajudou sim Deia, muito obrigado, bjos

    ResponderExcluir
  58. Deia acabei de preencher um tapete de ponto russo, mas não sei como finalizar, tipo no pano de prato se faz bico e no tapete, e olha que nem sei fazer bico, espero q seja simples finalizar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você sabe fazer pontinho caseado com a agulha mesmo? Igual se faz em volta do patch-apliquê...

      Você pode recortar o tecido deixando uma margem de 2,5cm aproximadamente e, com a ajuda do ferro, faz duas dobrinhas, como se fosse fazer uma barra de calça. Depois de bem dobrado e passado fica fácil. Faça o caseado beeeeem justinho. Fica um acabamento muito bom. Você pode utilizar para o caseado uma das linhas que usou para bordar.
      Espero que tenha entendido. Qualquer dúvida, pode perguntar novamente. Beijos!

      Excluir
  59. Olá! Tudo bem? Adorei as dicas, mas tenho algumas dúvidas e gostaria de sabe se poderá me responder, é que ir um vestido de organza e queria aplicar um bordado de ponto russo de forma manual, qual a melhor forma? E quando eu selo o eu consigo costurar? O que você indica a ser feito? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, vi apenas agora sua pergunta :(

      Infelizmente nunca fiz um trabalho parecido, em organza. Faço aplicações em jeans e até moletom, utilizando cola pano da glitter.

      Excluir
  60. Oi Andreia tbm gosto muito de ponto russo.
    Só me tira uma dúvida:que cola vc usa pra não ficar duro(já que a termolina fica dura)tipo em toalha de banho e sempre machuca.rsrs
    Parabéns pelo trabalho são lindos.
    Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!!
      Na verdade eu geralmente bordo no oxford e depois costuro sobre a toalha, sendo assim não preciso de nenhum tipo de cola, pois o avesso fica protegido. Prefiro assim ;)

      Excluir
  61. Andreia flor gostaria muito da sua ajuda estou começando agora a fazer tapetes com agulha magica vc sabe me dizer se posso usar a linha clea para esse trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha linda!!! Poder, você pode sim, mas acredito que vai encarecer bastante seu trabalho. Eu fiz um quadro de natal uma vez, do tamanho exato de uma cartolina e gastei mais de 100 reais de linha! Sem contar que é bastante demorado. Acho que para tapete, o melhor é mesmo a lã, que enche mais rápido e é mais barata. Bj

      Excluir
  62. Boa tarde Andreia tenho uma duvida comecei a fazer tapete com agulha magica tem uns 5 dias minha duvida e posso estar bordando o tapete no tecido oxford ou só pode ser feito no algodão cru mesmo? É além da lã posso estar usando o barbante ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana! Eu não vou saber dizer com certeza, mas acredito que a trama do oxford seja muito fechada para a lã. Como a agulha é bem grossa, ela precisa de espaço para entrar no tecido sem rasgar. Não custa fazer um teste, mas acho que não vai ser legal. O barbante pode ser utilizado sem problema, mas tem que cuidar cm a espessura, ele deve passar com facilidade pela agulha, se for muito grosso o ponto fica muito desparelho.
      Bj

      Excluir
  63. Olá Andréia Oliver estou começando a borda ponto russo agora está sendo uma experiência maravilhosa estou apaixonada ,Mais gostaria que você me tirasse uma dúvida eu muitas pessoas falando em borda no tecido de algodão cru ,serve porque eu não quero ficar presa eu quero fazer toalhas,tapetes pano de pratos etc...

    ResponderExcluir
  64. Olá Andreia! Pesquisando na Net achei seu blog, tudo muito bem explicado. Eu só não consegui abrir a foto das agulhas que você usa pode me passar o nome, por gentileza.

    ResponderExcluir
  65. Olá Deia tudo bem, gostaria de saber de vc qual o número da agulha mais fina pra bordar, pois tenho a uns desenhos aqui pra bordar e tem q ser com linha bem fininha pra ficar bem delicado hoje, pois os desenhos também sao bem pequenos..

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com sua visita!!! E amo quando você comenta!!!

Responderei assim que puder!!

Bjs da Déia!!!