"NADA DO QUE VIVEMOS TEM SENTIDO, SE NÃO TOCARMOS O CORAÇÃO DAS PESSOAS." Cora Coralina

Neste blog você encontrará muitos trabalhos meus, mas também trabalhos garimpados na net. Caso você encontre um trabalho seu, por favor avise-me e colocarei os devidos créditos ou retirarei do blog se preferir!

Ahhhh... e se gostar do meu cantinho, não esqueça de me SEGUIR!!!!

Certamente seremos grandes amigas (os)!!!

Seguidores

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Bola de Futebol de crochê!

Oi, minhas princesas!

Ontem prometi para vocês que mostraria uma bolinha de futebol que criei.
E aí está!!!

A primeira coisa é montar os gomos. 
São 12 gomos pretos e 20 gomos brancos.

Os gomos pretos são feitos assim: faça um círculo mágico; suba 3 correntes; faça mais 19 pontos altos (totalizando 20 com as correntes iniciais); feche com um ponto baixíssimo e arremate.

Os gomos brancos são semelhantes aos pretos: faça um círculo mágico; suba 3 correntes; faça mais 23 pontos altos (totalizando 24 com as correntes iniciais); feche com um ponto baixíssimo e arremate.

A parte que você mais tem que tomar cuidado, é a hora de unir os gomos.
Para mim foi fácil, pois eu tinha uma tia que costurava bola de verdade para uma fábrica da região e eu sempre ficava vendo ela fazer. rsrsrs

Você irá unir 5 gomos brancos a 1 gomo preto, para iniciar. Unindo sempre de 4 em 4 pontos. Vejam que formamos um pentágono com os gomos pretos e um hexágono com os gomos brancos, pois sempre dividimos por 4.



Observe bem a foto e o esquema que fiz! As linhas vermelhas são as uniões.
Observe também que a união deve ser feita com linha branca.


Lembre-se que você está trabalhando o avesso da peça.
Una todos os gomos e deixe um preto por último. Como estamos trabalhando no avesso, precisamos virar a peça antes de fechar.

Para garantir que a peça não desmanche, passo sempre uma gotinha de cola pano sobre o nó, isso apenas nas peças que tem avesso fechado, como essa. 


Desvire a peça, encha com algodão ou manta acrílica e costure o último gomo.
O último gomo, você terá que costurar com agulha de tapeceiro.


E aqui está nossa bolinha!

Eu fiz com linha Cléa da Círculo, fio simples. Ficou pequena e delicada.

Mas se você quiser, pode usar a linha Clea dupla ou um barbante. Sua bola ficará maior e mais resistente!



Espero que tenham gostado!

Qualquer dúvida é só perguntar!

Bjs

16 comentários:

  1. Muy muy hermosa me encanto y tomo la idea besitos Sandra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sandra! Que bom que você gostou da ideia!
      Espero que me envie uma foto, quando resolver fazer uma! heheh

      Excluir
  2. Un trabajo precioso.
    Feliz fin de semana
    Besos
    Anny
    http://lostejidosenlavida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. muito linda!!!!tentei fazer mais nao consigo emendar como faço me diga algo por favor quero fazer pro niver do meu filho!bjs e obj!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha querida. Que pena que você não deixou seu nome. heheh
      Quando você tiver todos os gomos prontos,você irá começar a uni-los com linha branca. Você pode escolher se quiser unir com agulha de tapeceiro ou com pontos baixos do crochê. Eu acredito que a primeira vez seja mais fácil com agulha de tapeceiro.

      Você irá pegar 1 gomo preto e unir 5 gomos brancos em sua volta, sempre unindo de 4 em 4 pontos. Vai ficar como uma flor, com as pétalas soltas. Então você terá que prosseguir fechando essas pétalas brancas, fazendo isso, você perceberá que já vai começar a ficar arredondado.

      Agora retome os gomos pretos. Sempre tome cuidado para que nenhum gomo preto fique junto, sempre serão intercalados pelos brancos.

      Observe bem a foto, que você terá uma boa ideia da sequencia das emendas.

      Espero ter esclarecido.
      Qualquer dúvida, volte a perguntar, por favor. Bj

      Excluir
  4. Obrigada, por passar a receita.Ficou linda!!!

    ResponderExcluir
  5. Deia,
    parabéns pela menção!!!
    A criatividade a imperar....
    Simples, mas ninguém antes se lembrou de fazer...
    Um grande abraço pelo destaque merecido...

    abraços de MF

    ResponderExcluir
  6. Oi Deia, qual foi a linha que você usou? Você tem algum esquema de montagem. Desde já agradeço pela atenção.
    Meu Email: agulhamagica7@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alterei o post pra você amada!!! Respondendo tudinho! bjs

      Excluir
    2. Muito obrigada pelo esclarecimentos e pelo esquema, acho que agora vou conseguir fazer.
      Tenha um lindo final de semana. Que Deus ilumine cada dia mais sua vida e suas mãos de fada.

      Excluir
  7. Oi, Déia, que bom que existem pessoas bacanas como vc pra publicar idéias tão legais e com tantos detalhes! Brigada mesmo, abs, Selma Moralez

    ResponderExcluir
  8. Oie lindo o trabalho e fácil explicação, mas eu quero fazer o triplo do tamanho como faço para multiplicar o passo a passo? Abraços. Aline Escandil (escandil@gmail.com)

    ResponderExcluir
  9. Trabalho lindo mas e se fosse uma bola do flamengo , como intercalo as cores...preto no centro e vermelhos em volta? me responda por favor!

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com sua visita!!! E amo quando você comenta!!!

Responderei assim que puder!!

Bjs da Déia!!!