"NADA DO QUE VIVEMOS TEM SENTIDO, SE NÃO TOCARMOS O CORAÇÃO DAS PESSOAS." Cora Coralina

Neste blog você encontrará muitos trabalhos meus, mas também trabalhos garimpados na net. Caso você encontre um trabalho seu, por favor avise-me e colocarei os devidos créditos ou retirarei do blog se preferir!

Ahhhh... e se gostar do meu cantinho, não esqueça de me SEGUIR!!!!

Certamente seremos grandes amigas (os)!!!

Seguidores

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Mini curso de Crochê Filé!!!

Olá, minhas amadas!

Vamos começar bem a semana???

Há muito tempo eu vinha prometendo trazer um mini curso de crochê filé.

E, nesta última semana, consegui montar esse passo a passo!

Infelizmente não consegui fazer um vídeo, que era meu desejo a princípio.

Mas tudo bem, eu acho que já vai dar pra ter uma boa noção através das fotos.

Desde já agradeço o maridão maravilhoso que serviu de fotógrafo! hehehe

Então vamos lá!

Espero que gostem e que seja muito útil.

*****
A primeira coisa que eu gostaria de mostrar a vocês é o gráfico do filé.
Normalmente é assim que encontramos: para um espaço, usa-se um ponto alto, duas correntes, outro ponto alto, e para os blocos, usa-se quatro pontos altos.


Mas, não posso deixar de dizer que, para muitas pessoas, essa receita não funciona.
Veja as fotos abaixo e perceba como os quadrinhos ficaram achatados. O meu centrinho que deveria ficar redondo ficou oval! 



Cada pessoa usa uma tensão diferente na hora de segurar o fio e isso influencia na forma final do crochê.
Eu sempre abandonava meus filés, por não gostar do resultado achatado.
Até que um dia, me dei conta de mudar a receita e veja o resultado na foto abaixo:


Agora os quadradinhos saíam perfeitos!!!
O que eu fiz?

Não usei mais pontos altos e sim pontos altíssimos!

A partir deste momento, me encantei ainda mais pelo filé e meus trabalhos saem perfeitos!

*****
Início!

Para iniciar o crochê filé, devemos sempre fazer um cordão de correntes com múltiplos de 3 +1.
Ou seja, neste exemplo, eu queria uma amostra com 3 espaços, para isso fiz a conta: 3 (espaços) x 3 (correntes) + 1 = 10.


*****
Para fazer o primeiro espaço, fazemos mais 5 correntes: 3 correspondem ao ponto altíssimo e duas correspondem ao espacinho. Laçamos duas vezes o fio ...


e introduzimos na corrente de número 7 (das 10 que fizemos anteriormente). 


Puxamos o fio para frente.


E fazemos o ponto altíssimo.


*****
Para fazermos o segundo espaço, fazemos: duas correntes, laçamos duas vezes o fio e fazemos outro ponto altíssimo, na terceira correntinha da base.


Faremos o mesmo para o último ponto.


*****

Agora vamos para a próxima carreira, sem aumentos ou diminuições.
Para que a lateral do seu crochê fique bem retinha, vire o trabalho, introduza a agulha na base do ponto, como mostra a foto...


e faça um ponto baixo.


Agora faça mais 4 correntes. O ponto baixo conta como 1 corrente, +2 para formar o ponto altíssimo e +2 para formar o espaço. Depois é só seguir como na carreira anterior.


Para finalizar a carreira, você deve fazer o ponto altíssimo na terceira correntinha da alça que se formou embaixo, como na foto.


*****
Aumento de espaço à esquerda!

Muitas vezes precisamos fazer aumentos sozinhos à esquerda, por exemplo, para formar a pontinha de um barrado.
Para fazer este aumento, precisamos laçar 8 vezes o fio. 3 laçadas correspondem às 3 correntes de base, outras 3 laçadas correspondem ao ponto altíssimo e as outras 2 laçadas correspondem ao espaço.


Introduzimos a agulha na mesma corrente onde prendemos o último ponto altíssimo e trabalhamos este ponto óctuplo.


Vire o trabalho e repita o ponto baixo e a sequência trabalhada na carreira anterior.


Veja a peça com um aumento à esquerda.


*****
Aumento de espaço à direita!

Os aumentos à direita são mais fáceis. Basta fazermos 8 correntinhas, e continuamos a sequência de pontos altíssimos e correntes.


*****
Diminuição de espaço à esquerda!

Para diminuir um espaço à esquerda, eu gosto de fazer assim: antes de terminar o ponto altíssimo, ainda com 2 alças na agulha, faça 4 laçadas... 




insira no ponto altíssimo à frente e execute.


Observe como ficou o resultado final de nossa amostra.
A primeira carreira normal, a segunda carreira com um aumento à esquerda, a terceira carreira normal e a quarta carreira com um aumento à direita e uma diminuição à esquerda. A diminuição à direita é feita apenas deixando de executar um espaço.

*****
Blocos!

Os blocos são compostos por 4 pontos altíssimos.
Neste exemplo, intercalei dois blocos com um espaço. A diferença principal é que, no lugar das duas correntes, faremos dois pontos altíssimos. 


*****
Aumento de bloco à esquerda!

O aumento de blocos à esquerda é um pouquinho complicado no começo, mas logo se pega a prática.
Você irá laçar 3 vezes o fio, uma laçada corresponde ao ponto base e as outras correspondem ao ponto altíssimo.


Você deve inserir a agulha em uma alcinha que se forma atrás da base do último ponto altíssimo. Observe as fotos:



Execute o ponto e ele ficará assim.


Para aumentar um bloco, faça 3 pontos de aumento, para mais blocos, é só ir aumentando a quantidade, sempre multiplicando por 3.


*****
Aumento de bloco à direita!

O aumento de bloco à direita é mais simples. Faça 6 correntinhas e vire o trabalho...


ace duas vezes o fio e insira a agulha na quarta correntinha contando a partir da agulha.


Execute mais 3 pontos altíssimos: 2 sobre as correntinhas que sobraram e o último sobre o ponto altíssimo da carreira anterior.


*****
Diminuição de bloco à esquerda!

Preste muita atenção nesse passo!
Para diminuir à esquerda, algumas meninas executam o bloco normalmente e voltam sobre ele com pontos baixíssimos. Mas sempre ficará aparecendo uma carreirinha a mais, que não pertence ao trabalho.

Eu gosto de fazer assim: Antes de terminar as duas últimas alças do ponto altíssimo, faço mais duas laçadas no fio...


introduzo a agulha no espaço, começo a fazer o ponto altíssimo, mas novamente não o termino, ficando com 3 alças na agulha.


Repito o passo anterior ...


e fico com 4 alças.


E por fim fico com 5 alças.


Agora começo a arrematar. Primeiro arremato 2 alças, ficarei com 4.


Arremato mais duas, ficarei com 3.


E por fim, arremato todas as 3 alças. Para diminuir à direita é só deixar de fazer um bloco.


Vejam no modelo os aumentos e as diminuições.

*****

Espero que tenham gostado!

Ah, lembrando que eu fiz este passo a passo com pontos altíssimos, que é a maneira com que eu trabalho, porém o mesmo vale para quem se adapta melhor ao ponto alto, basta fazer algumas alterações no número de laçadas. Sempre faça uma laçada ou uma corrente a menos do que mostra ali. Por exemplo, nos aumentos de espaço à direita, não faça 8 correntinhas e sim 7. Sempre uma a menos. OK?

Estou aqui sempre pronta a tirar dúvidas!!!!

Um forte abraço!

34 comentários:

  1. Olá amiga que legal! Uma ótima dica. Eu não consigo fazer receitas com ponto alto pegado por trás , quando encontrar um gráfico volto aqui para vê se você entende e consegue me explicar. Um abraço e obrigada pela visita.
    http://zeteartes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe, que bom que gostou, amiga!
      E é claro que eu explico!!!!

      Bj

      Excluir
    2. Oi, adorei as dicas...mas tenho uma dúvida...como aumento nos dois lados ao mesmo tempo? Existem trabalhos de croche file que iniciamos, por exemplo, com uma base de tres quadradinhos e na próxima já serão cinco...ou seja, tenho que aumentar concomitante no lado esquerdo e no direito...vc pode me ajudar? Grande abraço
      Rita

      Excluir
    3. Oi, adorei as dicas...mas tenho uma dúvida...como aumento nos dois lados ao mesmo tempo? Existem trabalhos de croche file que iniciamos, por exemplo, com uma base de tres quadradinhos e na próxima já serão cinco...ou seja, tenho que aumentar concomitante no lado esquerdo e no direito...vc pode me ajudar? Grande abraço
      Rita

      Excluir
    4. Oi, Rita!
      É muito bom receber você por aqui! Seja sempre muito bem vinda!

      Seguindo seu exemplo de 3 para 5, faça assim:
      *execute os 3 quadradinhos normalmente.
      *ao final dos 3 quadradinhos, teça primeiramente um aumento à direita (volte até o passo-a-passo, se houver dúvida)
      *feito esse aumento, execute novamente os 3 quadrinhos iniciais e termine com um aumento à esquerda.
      Prontinho!

      Qualquer dúvida, volte a perguntar, por favor!

      Excluir
  2. Simplesmente maravilhoso. Parabéns pelo PAP. Boa semana. Beijos Dária Vaz do artesanatofofo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dária! Obrigada pelos elogiaos!!! Fiquei muito feliz!

      Bjs

      Excluir
  3. lindo seu trabalho,e todo conteúdo do blog parabéns, forte abraço, renato artesanato em mdf

    ResponderExcluir
  4. Adorei suas explicações, é a primeira vez que consigo entender de verdade os aumentos e diminuições. Muito obrigada. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arlete, minha querida. Que bom saber disso! Fiquei muito feliz em poder lhe ajudar! Volte sempre!!!!

      Excluir
  5. Adorei suas explicações, é a primeira vez que consigo entender de verdade os aumentos e diminuições. Muito obrigada. bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Muito bom sua explicação, vai me ajudar muito, pois é a primeira vez que vou fazer um trabalho em croche filé.

    Obrigada
    Zenilda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Zenilda! Boa sorte! Qualquer dúvida, estou aqui!!!

      Excluir
  7. pOXA ADOREI, POIS HÁ DIAS QUEBRO MINHA CABEÇA, P TENTAR FAZER AS DIMINUIÇÕES E AUMENTOS NO CROCHE FILÉ NUMA RECEITA QUE QUERO FAZER.VC ME AJUDOU MUITO. PARABENS PELA SUA BOA VONTADE DE AJUDAR .QUE DEUS TE ABENÇOE. BJS NELI

    ResponderExcluir
  8. Oi, Neli! É uma grande alegria ler estas suas palavras. Fico muito feliz que tenha lhe ajudado. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Agora posso fazer meu croche de filé, não conseguia de jeito nenhum entender os gráficos, com essa aula vou com tudo pq amo filé principalmente barrados de toalhas de banho, obigaduuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu Deia vc é ótima bjkssssssssssssssssss ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rita!!!
      Que bom, minha querida!!!!
      Fico muito feliz em saber disso!!!
      Bjs

      Excluir
  10. Déia, obrigada por dedicar parte do seu precioso tempo, nosso maior tesouro, para nos ensinar tão lindo trabalho.Você não faz idéia da minha alegria e dos novos planos...Madre Teresa de Calcutá disse:"As mãos que ajudam são mais sagradas do que os lábios que rezam."
    Paz e luz no coração. Abraços fraternos, Lucimar

    ResponderExcluir
  11. oi minha linda eu amei suas explicação estava a procura de aprender o ponto filé a esquerda agora aprendi muito obrigada

    ResponderExcluir
  12. Obrigada, meninas! Fico muito feliz que vocês tenham gostado!!!!!! Bom crochês a todas!!!!

    ResponderExcluir
  13. Simplesmente muto bom...muito fácil, quem sabe agora me aventuro Rs
    Abs

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Déia,
    Um dia você já me ajudou ( já até acabei a toalhinha, grande, para o rack, que demorou 3 meses por sinal) e agora eu tô pedindo socorro novamente...
    eu tô tentando começar uma toalhinha oval ( 32 x 39 cm ) mas na hora de aumentar o bloco, ou redes, ou quadrados vazios...enfim, não sei como...
    nas fotos acima eu acho que é exatamente o que procuro, só não sei sei entendi...
    Na minha revista o quadrado vazio esta com 1 p.a + 3 correntes e na sua foto esta com 1 p.a + 2 corr, afinal existe um correto? ou os dois estão certos?, eu acho que o meu ficou tão espaçoso...
    Bjus e obrigada por hora, vou tentar entender e aumentar a toalha como você explica.
    Se desse pra anexar fotos, te mandaria o desenho do gráfico.
    Att, Josefa
    obs, na toalhão que fiz, o quadrado vazio era como o seu, 1p.a +2 corr...

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito da sua explicação.... To fazendo um tapete lindo aqui... Mas já sei q deu alguma coisa errada.... Mas vou tentar de novo e quem sabe na próxima fica perfeito.... Eu sempre me confundo se no espaço eu tenho q aproveitar o ponto alto do espaço cheio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha querida, obrigada pelo carinho!!!

      Sua dúvida é bem simples de responder: cada espaço é composto por 4 pontos, que sempre serão correspondentes. Será sempre iniciado e terminado por pontos altos... os dois pontos que ficam no meio é que mudam, podendo ser duas correntes ou dois pontos altos. Portanto, esses dois pontos altos (inicial e final) serão sempre aproveitados, como você diz. Assim se forma uma rede bem retinha.

      Qualquer dúvida, é só perguntar! bjjjj

      Excluir
    2. Até q enfim consegui entender esse crochê filé (ufa!!!) 😅 obrigada pela dica!

      Excluir
    3. Que ótimo!!!!!!! Bons crochês, minha querida!!

      Excluir
  16. Eu nunca tinha conseguido entender o croche file. Você fez parecer bem mais fácil. Obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Olá
    Preciso de uma mega ajuda sua
    Tenho um gráfico de centro de mesa em crochê filé é preciso aumentar dois blocos cheios pra esquerda e não consigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Basta você repetir mais 3 pontos altos. Do jeitinho que mostro no pap é aumento de um bloquinho, ou seja, 3 pontos altos, mas você vai ter que fazer seis! Heheheh

      Bj

      Excluir
  18. Tentei fazer como você diz,mas não dá certo
    Acho que não entendi bem onde é essa alcinha atrás do último ponto alto,eu peguei na base dele rsrs
    Na foto não dá pra ver direito

    ResponderExcluir
  19. Olá Déia, bom dia!
    Adorei o blog e o post, estou me aventurando no crochê e tenho muito a aprender, agradeço o carinho por compartilhar!
    Já seguindo aqui e esperando sua visita no meu cantinho também!
    Um bjos grande.Sucesso!
    Lauren
    http://aprendendocommamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com sua visita!!! E amo quando você comenta!!!

Responderei assim que puder!!

Bjs da Déia!!!